CIPA inicia atividades na Unioeste campus de Toledo

5af5db1b6e1f7 reduzirfotos comNo dia 03 de maio aconteceu no prédio da Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Toledo a primeira reunião da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. A comissão é composta por 4 membros eleitos em 2017 pelos servidores do campus e 4 membros indicados pela Direção.

Após nomeações os membros da comissão participaram do Curso de Formação de Cipeiro, em outubro de 2017, desenvolvendo atividades como o estudo do ambiente e das condições de trabalho, metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças de trabalho, noções sobre legislações trabalhista e previdenciária, além de outros assuntos referentes à segurança do trabalho.

Em sua primeira reunião, a CIPA campus de Toledo definiu como prioridades a elaboração do mapa de risco no ambiente de trabalho dos servidores, a fiscalização em termos de segurança, dos laboratórios e nas dependências do pátio no Campus, além da organização da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho.

A Comissão é uma importante extensão do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, que está situado na Reitoria, e tem como função o estudo e prevenção dos acidentes de trabalho, além do auxílio à servidores acidentados, como o transporte médico e elaboração de documentação necessária para possíveis afastamentos.

5af5eb717c2b7 reduzirfotos com

O Técnico em Segurança do Trabalho Jefferson Leite (SESMT) ressalta a importância da CIPA para o Campus de Toledo: “Muitos acidentes acontecem justamente pelo fato de não ser pensado na questão de segurança no trabalho desde o início da Universidade. A CIPA vai auxiliar justamente no desenvolvimento desta política, através da divulgação das ações de segurança e na conscientização dos servidores. Desta forma é muito importante destacar a criação da primeira CIPA no Campus de Toledo e o apoio da Direção para que possamos cumprir o que está previsto na lei e auxiliar na divulgação dessa política de segurança no trabalho para os servidores. ”

5af5eb759b0e3 reduzirfotos com

A CIPA campus de Toledo é composta pelos servidores: Carmen Pardo Salata, Elio de Assis Diniz; Ivani Marques de Carvalho, Jefferson Pyc Hartmann; João Cezar de Araújo, Josemar Raimundo da Silva; Mirian Beatriz Schneider e Moisés Cordeiro Muniz.