Unioeste e UTFPR realizam debate a respeito da Educação Inclusiva

1525798483c0053c06c3a4bba29e32a53b57f40870

Foto por:Tatiana Pereira Tonet – Assessoria de Comunicação da UTFPR

Nos dias 03 e 04 de maio aconteceu no auditório I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) o “V Seminário em Prol da Educação Inclusiva” e a “VII Semana de Inclusão”. O evento foi realizado em uma parceria entre o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Unioeste Toledo e o Núcleo de Apoio às pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) da UTPRF.

Durante os dois dias de realização o evento contemplou palestras, apresentação de trabalhos, mesa-redonda, atividades culturais, apresentações de painéis e relatos de experiências.

Segundo a organização, o evento teve como objetivo as “reflexões sobre a avaliação” no processo de ensino e aprendizagem, desde suas estratégias, meios e momentos de aplicação e suas finalidades. Cerca de 200 pessoas entre professores, acadêmicos e profissionais especializados na educação especial participaram das atividades.

O Diretor de campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Remi Schorn, ressaltou a importância do evento: “Eventos deste caráter, sintetizam a visão de Universidade Pública a qual defendemos. Uma universidade inclusiva, que amplie a Democracia e que considera cada ser humano como diferente do outro e respeita essas diferenças, tanto no processo de ensino e aprendizado, como no processo de avaliação. A Unioeste e a UTFPR promovem este tipo de evento por entender que nesse ambiente reunimos as pessoas mais sensíveis à inclusão de todas e todos, independentemente de suas diferenças. ”

“Ficamos felizes por receber em nosso campus tantos profissionais dedicados e interessados pela ‘Educação inclusiva’. Discutir a avaliação no âmbito da Educação Inclusiva é essencial, principalmente, quando a formação inicial docente, muitas vezes, não contempla a complexidade que é ensinar na (e a partir da) diversidade, bem como em um ambiente inclusivo. Eis os desafios que nossas escolas e nossas universidades enfrentam. Esses desafios não são apenas o de inclusão de pessoas nos diferentes espaços (e digo ‘inclusão’ de fato), mas a ‘inclusão social’, a ‘inclusão do conhecimento’ e a ‘inclusão de pessoas com necessidades especiais’. O Seminário em Prol da Educação Inclusiva constitui-se, portanto, um importante momento de reflexão, de troca de experiências e de planejamento de ações. Parabenizo a comissão organizadora do evento e fico feliz com a grande adesão de profissionais de Toledo e região”, declara o Diretor Geral da UTFPR – Campus Toledo, Rodolfo Eduardo Vertuan.

A Psicopedagoga da Secretaria Municipal da Educação, Elissiane Amaral acrescentou que “Momentos como este são importantes e devem compor o calendário das Universidades, das escolas e de todos os espaços que escrevem, pensam e (re) significam a Educação Inclusiva. É a partir destes momentos que podemos conceber como estamos, e dimensionar o quanto ainda precisamos avançar em relação à inclusão, para que todos tenham acesso e efetiva participação em todos os espaços sociais”.