Reitor acompanha visita do Presidente do CNPq

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, acompanhou, na última semana, a visita do presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Mario Neto Borges à Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

O objetivo da visita foi reafirmar a integração existente entre as universidades paranaenses e as instituições de amparo à pesquisa. Na Unicentro, o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, cumpriu uma séria de compromissos, entre eles, uma reunião com os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de todas as universidades paranaenses. O encontro debateu perspectivas para o sistema de ensino superior do Paraná. Ainda na reunião, Mario Neto Borges destacou os resultados positivos obtidos em ciência e inovação pelas universidades do Estado.

No segundo dia da visita, os presidentes do CNPq e da Fundação Araucária, Mario Neto Borges e Paulo Roberto Brofman respectivamente, formalizaram o repasse de recursos do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex) para o desenvolvimento de projetos propostos por universidades paranaenses.

A finalização das atividades se deu com a conferência “O CNPq e a Ciência Brasileira”. A conferência, ministrada por Borges, debateu uma nova visão do Conselho sobre o fomento à ciência. Segundo Mário Neto Borges, o trabalho realizado pelo CNPq e pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), nos últimos 67 anos, desde que as agências foram criadas, teve como resultado o Brasil na 13ª posição no ranking de produção mundial de ciência.

novo logo unioeste