Parceria entre Unioeste e Universidade romena fortalece

Uma das cooperações internacionais mais efetivas da Unioeste nos últimos anos tem sido com a Babes-Bolyai University (UBB), Instituição de Ensino Superior romena situada na região da Transilvânia. Por intermédio desta relação já foram para este país do leste europeu quatro profissionais da Unioeste para atuarem como professores visitantes. Como reciprocidade, dois docentes da UBB exerceram a função de professores visitantes nos cinco campi da Unioeste. Ainda, três estudantes da Unioeste, dois de mestrado e um de doutorado, passaram cinco meses na UBB realizando seus respectivos estágios sanduíches, enquanto um estudante de mestrado da UBB passou cinco meses fazendo seu estágio sanduíche na Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Dentre os dois docentes que vieram para o Oeste do Paraná, está a renomada professora Alina Bianca Andreica, doutora em Ciências da Computação, da Faculdade de Estudos Europeus da UBB, que visitou os campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo, durante os dias 18 a 30 de abril de 2018. Da primeira vez que veio à Unioeste, em 2016, esta professora também visitou e palestrou no campus de Francisco Beltrão, conhecendo assim todos os seus cinco campi.

Além de contatos de praxe com a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARI), a professora romena ministrou a palestra intitulada “Organization promotion in new media within regional development”, trazendo novos conhecimentos sobre a disposição e utilização de mídias sociais para serem aplicadas ao desenvolvimento. Esta palestra ocorreu nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Administração e Contabilidade, bem como para os doutorandos da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu. Como uma prática muito comum nos Estados Unidos e em algumas universidades europeias, também houve a exposição do “What matter to me and why” para os alunos da graduação em Economia e Secretariado Executivo Bilíngue, uma fala em que a pessoa convidada expõe aspectos e fatos mais importantes de sua trajetória profissional.

Ainda como proposta de maximizar esta cooperação internacional e interinstitucional, a professora Alina Bianca Andreica se comprometeu a formalizar, junto com a ARI/Unioeste e o Centre for International Cooperation/UBB, uma coorientação de dissertação de mestrado estudando dois casos comparativos de mídias sociais aplicadas ao desenvolvimento rural sustentável do Oeste do Paraná e da Romênia.

Para o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Pery Francisco Assis Shikida, “esta relação com a Babes-Bolyai University desenvolve a passos largos, gerando cada vez mais resultados em termos de mobilidade e pesquisas conjuntas. Um agradecimento especial deve ser feito à professora romena Ramona Onciu, que comanda o Programa Erasmus Plus na UBB, desta que é uma das mais renomadas universidades romenas, e que tem dado especial atenção à Unioeste.” Sobre a brasilianista, professora Alina Bianca Andreica, o professor Pery Francisco Assis Shikida disse que “além de sua competente reputação profissional, ela sempre está disposta a cooperar com nossos professores e alunos, mostrando um sentimento de solidariedade extraordinário. Só temos que agradecer e continuar trabalhando. Mulțumesc (muito obrigado em romeno)!”

Texto: Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARI/UnioesteIMG 20180426 WA0040IMG 0097IMG 8988IMG 8951