Unioeste recebe Seminário Regional do Conselho de Serviço Social

O Conselho Regional de Serviço Social – 11ª Região – Paraná, em conjunto com os NUCRESS de Cascavel, Toledo, Foz de Iguaçu, Pato Branco, Umuarama, Campo Mourão e Francisco Beltrão, promoveram, nesta sexta-feira (27), o Seminário Regional – Trabalho E Formação Profissional, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.

O objetivo do Seminário foi contribuir com os profissionais assistentes sociais e estudantes em processo de formação (graduação e pós-graduação), no debate atual das transformações societárias e seus impactos na intervenção e na formação profissional.

O evento contou com uma palestra da professora Yolanda Guerra, docente associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abordou as transformações sociais e políticas ocorridas no Brasil e como essas mudanças atingem, em especial, a profissão de assistentes sociais. “Eu busquei fazer uma relação entre as condições de trabalho, expressas no mercado de trabalho na atualidade, não apenas para o Serviço Social, mas para os todos os trabalhadores, e a formação profissional, onde muitas vezes, se requisita um determinado perfil de profissional, que deve ser formado pelas Instituições de Ensino à luz daquilo que o mercado está pedindo. ”, afirma a docente. A professora também explicou que sua preocupação era fazer uma crítica a esse perfil solicitado pelo mercado de trabalho, que é um perfil adaptativo, ou seja, um profissional que se adapta a todas as transformações, que seja resiliente, que se acomode às mudanças, às precarizações, à retirada de direitos e a difíceis condições de trabalho.

A fala da professora Guerra foi bastante aplaudida e contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas.

DSC06037 Easy Resize

DSC05996 Easy ResizeDSC06022 Easy ResizeDSC06017 Easy Resize