Jornada de Enfermagem comemora 40 anos do curso

Em comemoração aos 40 anos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, acadêmicos e professores organizaram a Jornada Acadêmica de Enfermagem, que será realizada de 14 a 16 de maio, e um jantar comemorativo no dia 16, na sede da ADUC, às 20 horas, para o qual a comunidade acadêmica do curso convida os professores fundadores do curso e também aqueles que passaram por ele e já se aposentaram para receberem uma homenagem.

O curso de Enfermagem da Unioeste de Cascavel iniciou suas atividades na então FECIVEL – Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel, que desde 1994 é Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Os registros sobre sua história dão conta de que o curso foi organizado a partir das necessidades sentidas em âmbito nacional, para a expansão das escolas de nível superior, dentre elas as escolas de enfermagem. Um trabalho realizado por um grupo de enfermeiras, em atendimento à solicitação da Divisão de Assuntos Universitários do Ministério da Educação e Cultura (DAU-MEC), tendo como parâmetro o Plano Decenal de Saúde para as Américas, constatou um déficit de 38.600 enfermeiros no Brasil. Diante disso, surgiram as propostas de expansão dos cursos superiores de enfermagem sendo o curso de Enfermagem da Unioeste/Cascavel um dos cursos criados. Naquele momento, no Paraná, existiam apenas três cursos de Enfermagem, sendo um na Região Norte e dois na Capital do Estado.

Atualmente, o curso completa 40 anos de sua existência e oferece 40 (quarenta) novas vagas anuais para a entrada na universidade de futuros enfermeiros. Tendo já formado aproximadamente dois mil profissionais, continua investindo na formação de qualidade do enfermeiro generalista e licenciado. Seus ex-alunos têm ocupado funções primordiais na condução de saúde das populações, atuando em secretarias municipais de saúde, hospitais, empresas de planos de saúde, no ensino dos técnicos de enfermagem, como docente nos cursos de graduação, especialização e mestrados nas universidades públicas e privadas, nas regionais de saúde, de diversos municípios do estado do Paraná e também de outros estados do país.

Atualmente, o déficit de enfermeiros continua. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é necessário um enfermeiro para cada 500 habitantes enquanto, no Brasil, esse número é de 0,75 por 500.

Confira a programação da Jornada Acadêmica de Enfermagem:

14/05

✅ 20:00 - 21:30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Como ser protagonista na construção do SUS mediante as transformações pelas quais o sistema tem passado?

15/05

✅ 08:00 - 12:00 e 14:00 - 18:00 MINI-CURSOS

16/05

✅ 08:30 - 10:00 PALESTRA 1: A importância da saúde mental dos acadêmicos e profissionais da área da saúde