Unioeste representada na FAUBAI 2018

FAUBAI PeryERafael

Entre 14 e 18 de abril de 2018, ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, a 30ª conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, evento de planejamento, networking e ações que envolvem a internacionalização da educação superior na América do Sul. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, representada por seus Assessores de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida e Prof. Dr. Rafael Mattiello, além de discutir de forma abrangente os diversos aspectos relacionados a internacionalização, objetivou fortalecer seus relacionamentos de cooperação universitária e prospectar novas alianças estratégicas. Entretanto, o maior resultado do evento, foi a consolidação das lideranças estaduais na nova gestão da FAUBAI.

O novo Conselho Deliberativo, eleito na plenária do dia 18 de abril, aprovado por aclamação, reafirmou a vocação internacional do Estado do Paraná na educação superior brasileira, onde diversas lideranças das instituições do Estado no que tange a internacionalização protagonizarão a nova gestão da FAUBAI. Assumindo a vice-presidência da Associação, Prof. Eliane Segati Rios Registro (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP); Represente das Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais, Prof. Luis Paulo Gomes Mascarenhas (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro); Representante da Região Sul Prof. Rafael Mattiello (Unioeste) e como Suplente, Prof. Gisele Onuki (Universidade Estadual do Paraná - Unespar).

A FAUBAI, fundada em 1988, é uma organização sem fins lucrativos que conta com mais de 250 membros. É dedicada a promoção da diversidade e potencialização do sistema de ensino superior brasileiro, a melhoria do processo de internacionalização do ensino superior no Brasil empoderando suas assessorias internacionais.

A Conferência Anual de 2018, ofereceu espaço para compartilhar boas práticas e políticas de internacionalização, além de facilitar contatos entre representantes de vários países e regiões do mundo. Este ano, o programa da conferência incluiu 13 workshops, 5 sessões plenárias, 48 sessões paralelas com 126 apresentações. Em particular, foi discutido a relação entre internacionalização e pesquisa, seus desafios e estratégias. Entre os notáveis palestrantes, estavam: Angelica Dass (aclamada artista brasileira, atualmente mora na Espanha, com o Humanae), John Hudzik (Michigan State University, EUA), Hans de Wit (Boston College, EUA), Simon Schwartzman (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Brasil) e Esther Brimmer (CEO da NAFSA – Association of International Educators).

Para o Prof. Rafael Mattiello “a participação da Unioeste na gestão da FAUBAI permitirá avançar ainda mais nas diferentes ações de internacionalização de nossa universidade, ampliando seu prestigio e relevância institucional”.

Texto por: Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARI/Unioeste

FAUBAI 2018 2

FAUBAI2018 Rafael