Depen e Unioeste inauguram Projeto Patronato em Cascavel

O Projeto Patronato é uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel e órgãos de Justiça. O programa foi inaugurado, ontem (18), no Terminal Rodoviário, na sala do Patronato.

O Patronato é um órgão que dá assistência a ex-detentos beneficiados com a progressão da pena e estão em regime aberto, liberdade condicional, sentenciados com trabalhos externos, liberdade vigiada e também aqueles que prestam serviços à comunidade. “Nós temos o objetivo de trabalhar a ressocialização, que o egresso tenha um espaço em que ele possa ser encaminhado e ser visto como um ser humano”, explica o diretor do Patronato Estadual de Cascavel, Ari Batista da Silva.

O projeto funciona em um espaço no Terminal Rodoviário de Cascavel que foi doado pela Prefeitura. Com a coordenação do professor do curso de Pedagogia da Unioeste, Valdecir Soligo, foi montada uma equipe multidisciplinar para realizar os atendimentos. Desde fevereiro, quando iniciaram os trabalhos, a equipe realiza, em média, 1.100 atendimentos por mês. “O egresso ganha um apoio para que ele tenha um entendimento sobre como será o seu futuro fora da unidade. Esse projeto visa assistir esses apenados com a melhor condição possível para que eles possam ser reinseridos na sociedade”, defende Soligo.

Além de promover a reintegração social e garantir o cumprimento dos direitos dos egressos, a proposta do acompanhamento é reduzir os índices de reincidência criminal. “O custo social da reincidência é muito grande. E esse é o mecanismo mais eficiente que a gente tem para tentar diminuir a reincidência e ainda ajudar o egresso a vencer os obstáculos que ele possa vir a ter”, explica o juiz de direito, Paulo Damas.

O programa conta com profissionais e estagiários da Pedagogia, Psicologia, Direito, Serviço Social e Administração. A Unioeste realiza o projeto por meio da Pró-Reitoria de Extensão. “A Extensão, quando a universidade sai junto com a sociedade e presta esse tipo de atendimento, é um retorno de tudo aquilo que é investido na manutenção e formação da universidade pública”, conclui o diretor-geral do Campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber.

UNADJUSTEDRAW thumb 2f2cUNADJUSTEDRAW thumb 2f28UNADJUSTEDRAW thumb 2f30UNADJUSTEDRAW thumb 2f35UNADJUSTEDRAW thumb 2f43