Central de Notícias

Convênio entre HUOP e Patronato visa conscientizar infratores

Patronato

A maioria dos atendimentos prestados no Pronto Socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), são vítimas de acidentes de trânsito. Por isso, o Huop firma convênio com Patronato Penitenciário de Cascavel para receber acusados de prática de transito que acompanharão a rotina do atendimento às vítimas de acidentes automobilísticos e ajudarão no cotidiano do hospital. 

O promotor de justiça Guilherme Carneiro, que assina como um dos idealizadores do convênio, explica que  os cidadãos encaminhados serão aqueles acusados da prática do crime de transito o qual assinará um termo de compromisso e será beneficiado com uma suspensão do processo, pelo período de dois anos, tempo  que irá cumprir algumas condições, como não frequentar bares, nem se ausentar da comarca por mais de 15 dias, sem autorização do juiz, e comparecer periodicamente ao Fórum para assinar uma frequência. “Além disso, ele terá que prestar serviços à comunidade ou fazer uma prestação pecuniária. Nesse caso de serviço à comunidade, então ele irá para o Hospital Universitário”, reforça.

Segundo o promotor, este convênio é muito importante pois aproxima o acusado da realidade, proporcionada por acidentes e traumas decorrentes de graves acidentes de trânsito. “A primeira grande importância disso é para conseguir dar àquele cidadão, que incorreu na prática de um crime de transito, a oportunidade de trabalhar, justamente com pacientes vítimas de acidente de trânsito. Ele deve tomar consciência da importância que tem a conduta de beber e dirigir, que isso pode causar consequências drásticas para vida de uma pessoa, então vai ter a oportunidade de conhecer o outro lado da moeda. Isso é fundamental para que ele possa efetivamente se ressocializar”, conclui Guilherme.

Segundo o diretor administrativo do Huop, Edson de Souza, o projeto é importante pois proporciona o convívio dentro do ambiente hospitalar entre aqueles que cometeram a infração sem pensar nas consequências que este ato pode causar. “É importante receber estas pessoas no hospital, pois eles vão ver o que poderiam ter causado, vão estar no mesmo ambiente, vivendo aquilo que poderiam ter causado, se não tivessem sido parados na blitz. Agora entra a nossa parte, que é a de mostrar a eles o que poderia ter acontecido, além de ajudar no dia a dia do hospital que sempre necessita de mais apoio em determinados serviços”.

Edson também cita o fato de que os atendimentos de urgência e emergência causados por acidentes acabam tirando a vaga de cirurgias eletivas que são prestadas pelo hospital. “Sempre que um caso de trauma chega, ele é passado na frente de casos de cirurgia eletiva, causando grandes transtornos para pacientes que aguardam pelos procedimentos por muito tempo”, finaliza.

Vítimas de acidentes

Somente nos últimos doze meses, 195 pacientes deram entrada no Pronto Socorro diretamente para a sala de emergência, ou seja, são pacientes graves ou gravíssimos em decorrência de acidentes de trânsito, um número alarmante. Se pegarmos os dados gerais de internamentos decorrentes de trauma por acidentes de trânsito, o número sobre para  1.133 pacientes encaminhados ao PS do Hospital Universitário.

Serviços do convênio

Mini curso e palestra Patronato Penitenciário sobre os temas: Educação no trânsito, Legislação, Psicologia e Primeiros Socorros. Voltado aos infratores.

Data: 12/04/2018

Horário: 18h30

Local: 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel

Mais informações: PATRONATO PENITENCIÁRIO DE CASCAVEL - PCSC - (45) 3326-6791

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.