Estudantes da Unioeste participam do 8° EME da UNE

Estudantes de quatro campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram, durante o feriado de Páscoa, do 8° Encontro de Mulheres Estudantes (EME) da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento foi realizado em Juiz de Fora - MG, na Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf).

O 8° Eme da UNE, intitulado "Marielle Franco" em homenagem a vereadora assassinada há três semanas no Rio de Janeiro, foi um espaço de auto-organização de mulheres e debateu a resistência feminista nas universidades e nas ruas. As estudantes tiveram a oportunidade de participar de mesas com mulheres de representatividade política, como Manuela D'ávila, deputada estadual do Rio Grande do Sul, Talíria Petrone, vereadora de Niterói, e Margarida Salomão, deputada federal e ex-reitora da Ufjf. Além disso, o evento contou com arenas feministas que discutiram a condição das mulheres no trabalho, a importância do SUS para a saúde da mulher, a participação feminina na política, o papel das mulheres para uma educação emancipadora e a permanência/assistência estudantil às mulheres dentro das universidades.

Essa edição do evento também oportunizou que mulheres pesquisadoras compartilhassem suas pesquisas em mostras científicas/acadêmicas. Para Larissa Fontana, coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes da Unioeste de Cascavel, esse foi um acerto da organização do evento. "O Eme da UNE traz, em todas as suas edições, debates feministas de extrema qualidade, que, infelizmente, ainda não têm muito espaço dentro das instituições paranaenses. Agregar a isso a mostra científica foi uma ótima ideia pois além de apresentarmos nossas pesquisas, foi possível conhecer o trabalho de outras mulheres que abordam a questão de gênero em todas as áreas de conhecimento. Foi incrível", relata.

Para Beatriz Limares, acadêmica de Pedagogia da Unioeste de Foz do Iguaçu, foi interessante participar da integração entre mulheres de diversos estados. "Achei muito importante ver os movimentos unidos pela mesma coisa, debatendo sobre os abusos sofridos no dia a dia, a opressão e a dificuldade de a mulher negra ocupar a universidade" explica a estudante.

As estudantes Veridiana Ceni de Melo e Gabriella Barrozo, do curso de História da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, afirmam que a participação no EME da UNE contribuiu para conhecerem ainda mais o movimento auto organizado de mulheres e que os debates de que participaram irá ajudá-las a construir o Coletivo feminista Maria Lacerda de Moura na Unioeste de Marechal.

Já para as estudantes da Unioeste de Francisco Beltrão, o contato com a diversidade cultural, racial e sexual do evento foi uma experiência significativa para os planos de construírem coletivos feministas na Instituição. "O EME nos deu a oportunidade de ter contato com a diversidade sexual, cultural e social de todo o Brasil, ampliando nosso olhar e conhecimentos sobre a temática feminismo. As experiências deste evento nos fizeram deixar Juiz de Fora mais atentas e com as energias renovadas para continuar na luta em busca da igualdade", relata Luana Cristina Reis Couss, acadêmica do curso de Pedagogia da Unioeste de Francisco Beltrão.

WhatsApp Image 2018 04 02 at 16.16.45

WhatsApp Image 2018 04 02 at 08.22.23