Unioeste sedia palestra sobre autoritarismo brasileiro

No próximo dia 02 de abril, às 19h20, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, vai sediar palestra intitulada “O Golpe de 1964, os 50 anos do AI-5 e o Golpe de 2016: mudanças e permanências no autoritarismo brasileiro”, que será ministrada pelo jornalista, criador e editor do sítio Documentos Revelados, Aluizio Ferreira Palmar. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no auditório do campus onde acontece a palestra.

Os comentários e a mediação da palestra estarão a cargo do professor Alexandre Fiuza, do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação. Segundo Alexandre, o evento é de grande relevância social e acadêmica, já que a temática é objeto de pesquisa de inúmeros estudantes e docentes da Instituição.

O evento vai contar ainda com um espetáculo musical, organizado pela doutoranda em Letras, Silvana Vaillões, dedicado às canções do músico Chico Buarque de Holanda, interpretadas pelo grupo musical “Mar e Elas”, que conta com Ana Carolina Noffke (voz e violão), Dani Braz (pandeiro) e Cláudia Vincensi (surdo), com a participação especial de Sil Vaillões e Fernanda Schelle. Formado integralmente por mulheres, este grupo homenageia a vereadora Marielle Franco, assassinada no último dia 14 de março, e vai interpretar canções de Chico Buarque que se reportam ao período ditatorial brasileiro, mas que, com o Golpe de 2016, voltaram a produzir efeitos de sentido pela agudização do pensamento conservador e pelas práticas autoritárias que voltam a assombrar a frágil democracia brasileira. O Golpe de 2016, por sua vez, também será objeto de análise do ilustre palestrante.

Nesta mesma palestra, Aluizio Palmar irá abordar a história da ditadura militar brasileira, implantada por meio de um golpe militar em 01 de abril de 1964. Sua fala também abrangerá o Ato Institucional nº 5, assinado em 13 de dezembro de 1968, e que, portanto, completa 50 anos em 2018, ato este que aprofundou a violência contra a oposição e contra os trabalhadores como um todo durante a ditadura.

O palestrante

Aluízio Palmar é jornalista, escritor e grande ativista dos direitos humanos no Brasil. É responsável pelo sítio Documentos Revelados, que disponibiliza milhares de documentos oficiais do período da ditadura militar brasileira (1964-1985) para consulta pública. Seu site (com mais de um milhão de acessos) e seu ativismo político têm sido fundamentais para a preservação da memória recente do nosso país, contribuindo sobremaneira para a realização de pesquisas acadêmicas, no esclarecimento aos familiares das vítimas do terror de Estado e para a elucidação e conhecimento das violências praticadas pela ditadura.

Aluizio nasceu em 1943, no município de São Fidélis, Rio de Janeiro. Desde cedo se engajou em lutas políticas e sociais, chegando a participar do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), antes do Golpe de 1964. Posteriormente, aderiu à luta armada, chegando a participar de movimentos contra a ditadura na região de Foz do Iguaçu, sendo preso em 1969. No cárcere, sofreu as mesmas atrocidades que outros e outras militantes foram vítimas pelas forças de repressão. Se livrou da morte quase certa nos porões da ditadura, no dia 9 de janeiro de 1971, por ter sido trocado pelo então embaixador da Suíça no Brasil, Giovanni Enrico Bucher, sequestrado por guerrilheiros com o fim de libertar companheiros e companheiras presas. Palmar é ainda autor de um livro referência no Brasil, intitulado “Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?”, um duro retrato do terror implantado e ocultado pela ditadura brasileira.

Esta atividade acadêmica é organizada pelo Mestrado em Educação da Unioeste, Colegiado de Pedagogia de Cascavel, Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação e pelo Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná. O Comitê em apreço foi fundamental para a realização da Audência Pública da Comissão Estadual da Verdade do Paraná, no campus de Cascavel, entre os dias 20 e 21 de março de 2014, sendo uma das mais importantes audiências realizadas no Brasil. A partir dos depoimentos das vítimas, a Edunioeste publicou em 2016 o livro “Combatentes: tempos de falar”, organizado por Carla Luciana Silva e Alfredo Batista, que traz inúmeros depoimentos de vítimas da ditadura na Região Oeste e Sudoeste do Paraná, aí incluído o testemunho do próprio palestrante Aluizio Palmar.

Haverá emissão de declarações de participação emitidas pelo Mestrado em Educação. Informações: Mestrado em Educação da Unioeste, campus de Cascavel: tel. (45) 3220-7263

cartaz Palestra Golpe 2018 1