Aparelho ampliará atendimento humanizado para recém nascidos no HUOP

Na última segunda feira (12), o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) adquiriu um novo aparelho de ultrassom portátil para uso na UTI NEO. O equipamento facilita o cuidado com os pacientes e humaniza o atendimento, pois é menos invasivo. Os pacientes da UTI demandam a utilização de um dispositivo de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) durante o processo de internação, e até então, utilizavam-se, em média, 20 cateteres por mês. Os novos aparelhos de ultrassonografia têm como objetivo minimizar os riscos para o paciente e profissional, reduzir o número de tentativas de inserção (punções) e auxiliar na escolha do acesso venoso e calibre do cateter.

Segundo a enfermeira coordenadora da UTI, Ana Tamara Kolecha, com os avanços das tecnologias em UTI, o novo dispositivo portátil humaniza a assistência e diminui a exposição dos neonatos aos exames de raio-x para localização do cateter de PICC e da área cardíaca. “O aparelho será utilizado para visualização da ponta do cateter de PICC, área cardíaca, ultrassom abdominal, além de visualizar o calibre do vaso e vascularização, tecidos moles, dentre outras imagens”. Segundo ela, o equipamento que vinha sendo pleiteado há muito tempo agiliza o atendimento que, por se tratar de terapia intensiva, não pode ter erros. “Com o recurso de ultrassom portátil na unidade, além de diminuir o uso do raio-x, iremos garantir mais eficiência e agilidade na assistência”, conclui Ana.

Segundo o diretor administrativo, Edson Souza, estas demandas têm prioridade quando chegam à direção. “A direção de enfermagem nos apresentou a necessidade do aparelho, pois o antigo raio-x, além de ser grande e atrapalhar a circulação dentro da sala, era de difícil manuseio e obsoleto. O equipamento, adquirido com recursos próprios do HUOP, era muito necessário e agora está à disposição da UTI Neonatal para uso”. Edson também esclarece que a direção do hospital investe na humanização do atendimento ao paciente: “Contamos com uma comissão de humanização, que discute e orienta as ações neste sentido. Os equipamentos que estamos adquirindo e colocando em funcionamento têm essa finalidade: modernizar e melhorar o atendimento ao paciente”.

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) é referência em vários atendimentos, um deles é a UTI Neonatal, que atende recém nascidos que precisam de acompanhamento intensivo, além de RN prematuros.

Aparelho HUOP

MG 27551