Unioeste representada no Programa Paraná Parle Français

No lançamento do programa Paraná Parle Français, no dia 13, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, estiveram presentes o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida, a coordenadora do Paraná fala Línguas Estrangeiras, professora Drª. Larissa Giordani Schmitt, a coordenadora do Programa de Ensino de Línguas Campus Cascavel, professora Drª. Rose Maria Belim Motter, e o professor Stephan Belim Motter.

O evento também contou com a presença do secretário estadual, João Carlos Gomes, que compartilhou o objetivo do projeto Paraná Fala Idiomas. Para o secretário, o projeto visa a promoção da internacionalização das universidades estaduais do Paraná. Em especial, busca facilitar a cooperação entre as instituições de ensino superior públicas do Paraná e instituições estrangeiras de língua francesa, existentes em países como Canadá, França e Bélgica, buscando também potencializar a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas por nossa universidade na comunidade internacional, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da extensão a partir da diversidade linguística e cultural.

O Programa conta com o apoio de parceiros do Governo Canadense, representado pela Languages Canada, uma associação do setor de educação linguística do Canadá, assim como estabeleceu parceria com o Consulado da França e a Aliança Francesa de Curitiba.

Durante o evento, os coordenadores institucionais, juntamente com os professores selecionados, participaram de workshops para capacitação linguística e pedagógica com professores de referência internacional das universidades de Montreal, Quebéc de Montreal (UQAM) e McGill. A pauta, com um viés estratégico, discutiu testes de nivelamento, plano curricular, planejamento e seleção de materiais didáticos e integração de tecnologias no ensino de línguas.DSC 915121
DSC 916212