Secretário da SETI entrega 3 veículos à Unioeste

No final da tarde de ontem, 14, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, esteve na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde fez a entrega de três veículos, dois gol e uma saveiro, que serão destinados para prestação de serviços da Instituição.  No total foram investidos R$ 115.676,00. Ao longo do dia, o secretário visitou também quatro dos cinco campi da Unioeste para discutir com os diretores de campus assuntos relacionados a sua pasta e as demandas da universidade.

Durante a reunião na Reitoria, João Carlos Gomes destacou a importância da parceria entre os diretores de campus, a Reitoria e a SETI para o crescimento da Unioeste, que conquistou, nos últimos anos, a criação de mais de 20 programas de pós-graduação, a abertura dos restaurantes universitários nos cinco campi e a manutenção de seu orçamento de custeio. Para o secretário, isso só foi possível devido ao trabalho conjunto e competente entre reitor e vice-reitor, diretores e comunidade acadêmica da Unioeste.

O secretário agradeceu a parceria com a Unioeste durante os cinco anos de sua gestão e expressou apreço pela Universidade pela boa relação que manteve com a Reitoria e com os campi.  Ao final da fala, João Carlos Gomes voltou a ressaltar a dimensão da luta conjunta: “Para sermos fortes é preciso estar unido. Ninguém se recusa a receber cinco diretores juntos”.

O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, agradeceu o empenho do secretário em resolver todos as questões que foram levadas a ele. O reitor ressaltou os inúmeros avanços da Unioeste nos últimos anos como a criação do Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (P.D.A) que, por meio da extensão, desenvolveu mais de 180 projetos de cunho social, a ocupação de 98% das vagas do vestibular, a conquista dos restaurantes universitários e o crescimento da pós-graduação que saiu de 21 programas para mais de 50.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio Cesar Sampaio exaltou a performance do secretário, que é também orientador de pesquisas, frente à SETI, que mesmo durante a crise, conseguiu manter as bolsas da pós-graduação e das iniciações científicas.  “Eu gostaria de agradecer a você, que antes de ser cargo administrativo, é um docente acadêmico científico, então você entende o que encontramos no laboratório, na sala de aula”.

A professora Adriane Martins, diretora de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (Proex), também elogiou o investimento da SETI na extensão, durante a permanência de João Carlos Gomes na pasta. A professora falou sobre a expansão do Projeto Rondon, que viabiliza a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável. Ela também argumentou sobre a importância da extensão. “É um caminho para mostrar o que a Universidade faz, como ela atende às necessidades da comunidade. É preciso mostrar nossas atuações para preservar a Universidade”.

O diretor do Campus da Unioeste de Francisco Beltrão, Gilmar Ribeiro de Melo, comentou a importância dos projetos de extensão, financiados pela SETI, no campus do Sudoeste: “Nós temos projetos de extensão de destaque em Beltrão, O Bom Negócio, Patronato, Maria da Penha e o Neddji”, que têm um grande impacto social na comunidade, além de tudo que contribuem para a formação dos alunos estagiários”. O diretor também comentou a importância da abertura de três cursos na Unioeste de Francisco Beltrão (Medicina, Nutrição e Serviço Social) para o desenvolvimento da região Sudoeste e agradeceu o empenho e receptividade do secretário em solucionar as dificuldades da Unioeste.

O diretor do Campus de Cascavel, Alexandre Webber, agradeceu ainda sua atuação à frente da SETI e afirmou que Gomes sempre foi receptivo e tentou atender às demandas da Unioeste, assim como facilitou parcerias para a Instituição. O diretor também ressaltou a relevância de ter professores do sistema estadual de Ensino em cargos como o do secretário: “Nesse momento de crise foi fundamental ter alguém na SETI que entendesse o sistema e que, por compreendê-lo, ajudou a defendê-lo”.

WhatsApp Image 2018 03 15 at 16.19.39 1

Hospital Universitário

Por fim, o diretor administrativo do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), Edson Souza, também agradeceu a parceria com o secretário que contribuiu para o crescimento do Huop, que hoje é o maior instrumento de saúde da região Oeste. Ele fez um balanço sobre os avanços conquistados pelo Hospital durante a gestão de Gomes, falando sobre o desafio de administrar um Hospital que conta com um ambulatório que atende 3.600 pessoas por mês e um pronto socorro a porta aberta, o que é um diferencial para a Instituição. Ele também afirmou que nesse período, o Huop trabalhou no aumento de seu número de leitos para atender toda a região, assim como ampliou o pronto socorro e ampliará a UTI geral, inaugurou a UTI pediátrica, abrirá uma nova ala de queimados e ala materno infantil e que todas essas ações são integradas ao Ensino, com o trabalho de docentes doutores e pós doutores que ensinam e atendem no Huop.

Visita a Marechal Cândido Rondon

Ainda na tarde de ontem, antes de visitar a Reitoria em Cascavel, o secretário visitou o campus de Marechal Cândido Rondon, onde conversou sobre a instituição com o diretor de Campus, Davi Felix Schreiner. O diretor declarou que o diálogo com o secretário foi profícuo e revelou, mais uma vez, a sua firme disposição de compromisso com a Unioeste. Ao mesmo tempo que propiciou esclarecimentos e os encaminhamentos para atender as demandas da comunidade universitária.

marechal