Calouros participam de evento sobre representações estudantis

Na manhã desta quarta-feira, 14, os calouros da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, participaram de evento sobre as representações estudantis na Universidade e os direitos dos estudantes. Estiveram presentes o diretor de Campus Alexandre Weber, a assessora de Assistência Estudantil Mônica Silveira e a diretora de Extensão e Cultura Adriane Martins.

A acadêmica do 4º ano de Letras Larissa Fontana, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Unioeste, foi quem apresentou o evento e mostrou os direitos dos acadêmicos. Entre os benefícios dentro da Universidade, destaca-se a possibilidade de preenchimento de 30% das cadeiras em eventos de colegiado por estudantes. Esse direito faz com que os acadêmicos tenham participação direta nas decisões administrativas tomadas na Universidade. Fora da Unioeste, os estudantes têm direito a meio passe no transporte público e meia entrada em eventos culturais.

Segundo Larissa, essa apresentação dos direitos estudantis é importante porque muitas decisões precisam ser tomadas em conjunto dentro da Universidade. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes que estão começando agora para que eles se envolvam nas atividades. Durante o evento, os calouros receberam um folder chamado de “guia dos calouros”, em que consta todos os programas de assistência oferecidos pela Unioeste.

O diretor de Campus Alexandre Weber, além de dar as boas-vindas aos novos acadêmicos, disse que a universidade pública precisa da participação dos estudantes em sua administração, já que é um ensino gratuito e de qualidade, e ainda ressaltou que o ensino público “não apenas forma, mas tem o papel de transformação na sociedade”. Nesse contexto, Adriane Martins salientou que a formação da Unioeste é baseada em pesquisa, extensão e ensino, e apresentou os programas de atividades extracurriculares da Unioeste.

Além das apresentações do DCE, o acadêmico de Engenharia Civil Vitor Salvador apresentou as Atléticas. Segundo ele, uma atlética busca abarcar atletas amadores e profissionais em treinos, além de promover eventos para arrecadação de fundos para levar os estudantes para jogos e comprar equipamentos esportivos.

DSC05584

DSC05547