Unioeste se consolida no desenvolvimento regional

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) e dos Grupos de Pesquisas em Inovações para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (GP-Inova), Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Gepec) e Transporte e Logística (Translog) do campus de Toledo, vem desenvolvendo uma série de atividades e diálogos com empresas e organizações regionais do Oeste do Paraná com o intuito de fortalecer a inserção da Universidade em questões regionais e estimular a parceira Universidade-empresas e Universidade-organizações.

Conforme o coordenador do NDR, professor Jandir Ferrera de Lima, “o NDR se fortaleceu nos últimos anos como unidade de apoio a pesquisa, extensão e inovação territorial, prestando serviços e servindo de interlocutor entre pesquisadores da área de desenvolvimento econômico com as mais diversas organizações do território Oeste do Paraná”.

Além de congregar as linhas de pesquisa na área economia regional, economia do agronegócio, inovação territorial dos Grupos de Pesquisa que lhe capitaneiam, o NDR está academicamente vinculado ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e ao Programa de Pós Graduação em Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Toledo. Atualmente, esses Programas de pós-graduação tiveram avaliações altamente positivas pelos organismos reguladores do MEC.

Para o coordenador do NDR “o desenvolvimento regional na Unioeste é mais que uma linha de pesquisa ou nome de curso. É uma prática. Mais e mais nos engajamos em atividades de extensão e em parcerias público-privadas para promover o avanço social e econômico do Oeste do Paraná e de outras regiões e municípios que demandam nossos serviços”. Além da prestação de serviços, o NDR atua na promoção de cursos de extensão e na produção de material acadêmico. Algumas atividades e produções técnicas do NDR podem ser visualizadas no site www.ndrunioeste.com.br.

Dentre os parceiros regionais com os quais o NDR vem tendo interlocução e parcerias se destacam: as prefeituras de Mercedes (PR),  Toledo (PR),  Marechal Cândido Rondon (PR), a Associação Empresaria de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), a Associação Empresarial de Toledo (ACIT), o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Toledo (Comdet), o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Marechal Candido Rondon (Codemar), o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Pato Bragado (Codebra), com a empresa BZS Tecnologias de Marechal Cândido Rondon, dentre outros.

Os Grupos de Pesquisas em Inovações para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (GP-INOVA), Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) e Transporte e Logística (TRANSLOG) do campus de Toledo são coordenados pelos professores Camilo Morejon, Ricardo Rippel e Weimar Freire da Rocha Jr, respectivamente.

Reuniao BZS