Curso de italiano para a terceira idade reinicia em abril

As aulas do Projeto de Língua Italiana para a Terceira Idade (Proliti), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel, reiniciam na primeira semana de abril. As inscrições podem ser feitas nos dias 15 e 22 de março, das 14h às 16h, na sala 81 do bloco de salas de aula da instituição.

Neste ano, 2018, o curso será destinado para alunos da terceira idade que já tenham feito pelo menos um ano de curso, ou seja, que estejam neste nível ou que queiram refazer o segundo ano de estudo de língua italiana.

Para a professora do projeto, Alessandra Santi Guarda, egressa do curso de Letras Italiano da Unioeste e aluna do mestrado em Letras da mesma universidade, estudar a língua italiana nessa faixa etária é uma oportunidade de desenvolvimento em diversos aspectos. “Aprender um idioma na terceira idade é, além de uma forma de manter-se ativo e com uma mente saudável, uma maneira de resgatar e valorizar as próprias raízes”, analisa a docente.

A coordenadora do projeto, a professora Wânia Beloni, docente do curso de Letras Italiano, aponta que são várias as vantagens cognitivas gerais quando se aprende uma língua estrangeira. “Além dos fatores biológicos, no entanto, há outros relevantes, como aqueles metacognitivos e, sobretudo, a questão afetiva em relação aos antepassados, uma vez que muitos estudantes frequentam o curso pelo fato de serem propriamente descendentes de italianos”, considera a docente, lembrando que no município de Cascavel a presença de italodescendentes é significativa.

As aulas ocorrerão nas quintas-feiras, das 16h às 18h, no Campus de Cascavel.novo logo unioeste