Unioeste participa de evento na Universidade de Stanford

O professor Dr. Jorge Bidarra, e sua orientanda de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, também professora da Instituição, MSc. Tânia Aparecida Martins, tiveram trabalho, no âmbito do Processamento da Linguagem Natural/Linguística Computacional – lexicografia/lexicologia, aceito em importante evento internacional que será realizado na Universidade de Stanford/Palo Alto/Califórnia, nos dias 07 e 08 de abril de 2018.

O evento “Nineteenth-Century Lexicography: Between Science and Fiction” resulta de extenso projeto colaborativo internacional, cujas atividades estão direcionadas para a investigação do processo evolutivo dos dicionários de línguas diversas, tomado como ponto de partida o século XIX até os dias atuais. O século XIX foi uma era especialmente produtiva em vários campos de atuação, mas de modo particular no que diz respeito à lexicografia. Durante esse século, foram produzidos grandes e renomados dicionários, mono e multilíngues, em todo o mundo.

Dentre os trabalhos a serem apresentados durante o evento, quase todos voltados para línguas europeias e asiáticas, o único representante da América Latina é o dos professores da Unioeste, cujo foco de investigação é a Língua Brasileira de Sinais – Libras, utilizada pela comunidade surda brasileira.

O evento se caracteriza pela composição de uma mesa técnica e científica formada por pesquisadores de vários países que terão a oportunidade de apresentar oralmente os seus respectivos trabalhos, com debates abertos entre os próprios membros da mesa e o público em geral. Dentre os muitos aspectos a serem abordados ao longo do evento, citam-se: estabelecimento de agendas políticas e nacionalistas; discussão de métodos científicos e históricos, técnicas relacionados à coleta de dados; análises e descrição de dicionários; considerações a respeito de formas antigas e atuais de organização e estruturação dos dicionários, bem como discussões envolvendo a modelagem lexicográfica.

Além dos professores da Unioeste: Jorge Bidarra e Tania Aparecida Martins (Western Paraná State University), a mesa será composta pelos pesquisadores: Michael Adams (Indiana University at Bloomington); John Considine (Alberta); Anne Dykstra (Fryske Academy); Ed Finegan (USC); Walt Hakala (SUNY); Volker Harm (Gottingen Academy); D. Brian Kim, Gabriella Safran e Sarah Ogilvie (Stanford); Wim Remysen (Universite de Sherbrooke); Susan Rennie (Glasgow); Lindsay Rose Russell (University of Illinois at Urbana-Champaign); Marten Soderblom Saarela (Max Planck Institute); Peter Sokolowski (Merriam-Webster); Nadine Vincent (Universite de Sherbrooke) e Ilya Vinitsky (Princeton).

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://dictionarylab.stanford.edu/nineteenth-century-lexicography-between-science-and-fiction e/ou contate os professores: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.            e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

screen shot 2017 10 29 at 12.20.17 pm