Feira amplia horizontes de Internacionalização da Unioeste

Com o tema “abrir as portas da Educação superior Argentina ao mundo” a Feria Internacional de Educación Superior Argentina Fiesa 2018, recebeu, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, 140 universidades de 20 países, além de estudantes e interessados em internacionalização do ensino superior. Do Brasil, participaram quatro Universidades: Escola de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Fiesa 03 4

A Fiesa foi destinada a funcionários de universidade responsáveis pelas Relações Institucionais e/ou pela promoção da internacionalização de suas respectivas universidades, além de estudantes argentinos interessados a realizar estudos no exterior. Notadamente, participar de tal megaevento significa uma oportunidade de realizar workshops, atividades de treinamento e seminários, em um ambiente propício ao desenvolvimento de redes de trabalho e a formação de vínculos estratégicos para a cooperação internacional.

Os eixos temáticos do evento discutiram tópicos relacionados à Políticas Linguísticas, Internacionalização em Casa, Competências e Créditos, Empregabilidade e Internacionalização, Organizações Internacionais, Rankings, Internacionalização da Extensão e Centenário da Reforma Universitária Argentina.

Além de contatos estratégicos para a Unioeste, o professor e assessor-adjunto de relações internacionais, Rafael Mattiello, representou o reitor, Paulo Sérgio Wolff, em uma agenda que incluiu uma exposição sobre experiência de internacionalização da Instituição.

Na oportunidade, Mattiello apresentou os números e indicadores da Unioeste, localização, missão do International Office, que busca estabelecer as bases para a consolidação de uma estratégia institucionalizada, independentemente de gestão, visando a maximização dos interesses organizacionais nas Relações Interinstitucionais e Internacionais, e, para finalizar, em sua fala, o professor expos os projetos de extensão universitária desenvolvidos pelo International Office.

FIESA