HUOP é destaque no estado para doação de órgãos em 2017

A taxa de consentimento familiar para doação para pacientes com diagnostico de morte encefálica foi de 78.8% no ano. Deixando assim a casa hospitalar entre as que mais contribuíram para que o Estado do Paraná atingisse o segundo lugar em número de doadores por milhão de população no Brasil.

Todo o processo de doação é acompanhado intensivamente pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), coordenado pela Enfermeira Elaine Padilha. O acompanhamento é realizado com a família do paciente desde a suspeita de diagnóstico de ME até o momento da captação dos órgãos e liberação do corpo do doador para sua família.

A destinação do órgão é feita por meio de seleção de pacientes cadastrados na lista de espera do Estado do Paraná, não existindo compatibilidade as listas e espera dos demais estados são consultadas. Todo esse processo é realizado pelo Sistema Estadual de Transplantes e pela Organização de Procura de Órgãos (OPO). A OPO de Cascavel possui excelentes resultados no Estado em relação a taxa de conversão para doação e o HUOP é uma instituição que muito contribui para esses resultados positivos obtidos. Os órgãos com maior índice de doação são os rins e fígado, pois estes têm uma faixa etária ampliada para doação em relação aos demais órgãos.

O Hospital Universitário possui uma equipe formada por 13 servidores sendo enfermeiros e técnicos de enfermagem, com plantões de sobreaviso para acompanhar e coordenar todo o processo de doação. A Enfermeira responsável pela CIHDOTT do HUOP destaca que os excelentes resultados obtidos se devem, além da excelência dos profissionais que atuam na equipe, mas também do apoio recebido pela Direção da instituição, assim como dos demais servidores “O apoio que recebemos da Direção é extremamente importante, pois permite a qualificação profissional e oportuniza recursos materiais para que o trabalho possa ser realizado da maneira adequada” Enfatiza Elaine. A coordenadora salienta ainda que os demais servidores da instituição colaboram muito para que o serviço da CIHDOTT seja realizado de forma satisfatória, pois o processo de doação engloba muitas atividades que dependem de esforço e dedicação multiprofissional.

Mais um caso de amor ao próximo:

Após a confirmação da morte encefálica, através de protocolo de ME, do jovem Alex Alves da Silva de 19 anos, que sofreu um grave acidente na BR 277, na última quinta-feira (15), a família autorizou a doação de seus órgãos. A captação foi realizada no centro cirúrgico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP, na tarde do dia 22 de fevereiro. Foram captados múltiplos órgãos: Coração, Válvulas do Coração, Rins, Fígados, Pâncreas, Córneas e Pulmão. Este último será enviado para o Rio Grande do Sul e os demais para Curitiba. Sete pacientes receberão as doações. Em meio a dor da perda, a família de Alex foi acompanhada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HUOP), e durante o tempo do protocolo foi sensibilizada da importância e da oportunidade de salvar outras vidas, um ato de amor, tão necessário nos dias atuais.

Dados do Paraná

Aumento de 12,5% de 2016 para 2017

2016: 718 transplantes realizados

2017: 808 transplantes realizados