Mestranda em Geografia faz estágio internacional no Paraguai

Entre os dias 05 e 14 de fevereiro de 2018, Ana Paula Azevedo da Rocha, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon, realizou um estágio internacional na Universidade Nacional de Canindeyú – UNICAN, Paraguai. A estudante foi orientada pelo professor e vice-reitor Arnaldo Martínez Mercado. O estágio só foi possível devido ao convênio de internacionalização firmado entre Unioeste e UNICAN, que permite a mobilidade estudantil entre instituições de diversos países, como o Paraguai.

A mestranda relata que o estágio internacional foi uma experiência única e profundamente enriquecedora já que permitiu à estudante realizar diversas pesquisas bibliográficas e trabalhos de campo no Departamento de Canindeyú (PY), atividades apoiadas pela UNICAN. Ana Paula diz acreditar que a experiência deveria ser vivenciada por alunos da pós e da graduação da Unioeste, tamanha a contribuição para a formação dos envolvidos.

A aluna também ressalta que o estágio permitiu que ela observasse a região fronteiriça do lado paraguaio sob outra perspectiva, aquela que vai além da avenida principal (onde se desenvolvem as relações comerciais) e considera características do cotidiano da população de Salto Del Guairá. “Foi possível entender a história de Salto Del Guairá, o seu processo de desenvolvimento e expansão, conhecer um pouco das particularidades daquela cidade e das que ficam próximas. Isso tudo tornou ainda mais consistente e claro o fato de que o Paraguai é muito mais do que aquilo que pode ser visto em rápidas visitas a cidades de fronteira”, finalizou a estudante.

1

Coorientador do estágio: Arnaldo Martínez Mercado (UNICAN), Mestanda Ana Paula A da Rocha (UNIOESTE) e Coordenadora de Relações Interinstitucionais Fátima Benjamín Morínigo de Bogarín (UNICAN).

2

Mestranda Ana Paula, Orientadora (UNIOESTE) Prof. Drª Maristela Ferrari (UNIOESTE), Reitor da UNICAN Dr. Mariano Pacher Morel (UNICAN). Marco da fronteira entre Brasil e Paraguai.

3

Mestranda Ana Paula A da Rocha (UNIOESTE), Orientadora Prof. Drª Maristela Ferrari (UNIOESTE) e Coordenadora de Relações Interinstitucionais Fátima Benjamín Morínigo de Bogarín (UNICAN).

4

Bandeira do Paraguai; Katuetê, Canindeyú, Paraguai.