Mobilidade na graduação: Unioeste pelo mundo

Não há barreiras para expandir horizontes e ampliar visão de mundo. Desde 2011, percebeu-se um aumento relevante no número de mobilidade internacionais no âmbito da graduação. Mais de 150 discentes na graduação já solicitaram afastamento para realizar intercâmbio. O tema esteve na pauta na Western Parana International Week, semana de internacionalização, organizada pelo International Office, em outubro do ano passado. Neste evento, o professor Nicolas Bruno Maillard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez uma importante contribuição sobre Double Degrees (dupla titulação) que pode ser acessada aqui.

Entre os diferentes programas, os mais tradicionais estão relacionados à oportunidade de conciliar experiência internacional e cultural com desenvolvimento no mercado de trabalho/estágio no exterior, como é o caso do International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), promovido pela Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE), e da Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC).

A discente do curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, Samantha Frohlich, esteve em Culiacán, Sinaloa, México, por um período de 6 semanas, e explica: "o intercâmbio que estou participando é através da AIESEC, instituição sem fins lucrativos, em que todos os envolvidos são voluntários. A ideia da organização é intercambiar acadêmicos e profissionais entre os países com o objetivo de trocas culturais, saberes e proporcionar experiências”.

A acadêmica conta que conheceu o programa por meio de um colega do curso que realizou seu voluntariado na Argentina: “quando entrei em contato com a instituição, o processo foi bem rápido, todas as entrevistas foram feitas por Skype e o mais difícil foi escolher o país”. A decisão foi tomada levando em conta principalmente a língua que, segundo ela, foi uma forma de praticar o conhecimento adquirido no curso de Secretariado. A expectativa atendeu a realidade: “não tenho palavras para descrever tamanho aprendizado e experiência, a oportunidade única de morar com uma família tradicional mexicana e a convivência ímpar no projeto com acadêmicos de vários países (Peru, Bolívia, China, Angola, Colômbia, Alemanha). Essa troca é fantástica, sem contar as amizades que se formam. Por fim, posso dizer que todos deveriam viver essa experiência, é algo que não dá para descrever com palavras, é único e inspirador”.

Já os discentes Lyssa Priscyla Scherer, do curso de Ciência da Computação da Unioeste, Campus de Cascavel, Giuliane Silva Rorato e Gabriel Barreto de Oliveira, do curso de Engenharia Mecânica da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, estão, respectivamente, na Alemanha, na China e na Suíça pelo programa IAESTE, cujo propósito é promover intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países. Além da experiência profissional dentro da sua área de estudo, de um a doze meses de duração, no exterior, o programa oferece uma bolsa auxílio suficiente para cobrir as despesas básicas com acomodação, transporte e alimentação.

Para mais informações, acesse: www.unioeste.br/ari.

Mobilidade graduação 02.2018 Samantha