CEAPAC é credenciado para alta complexidade

WhatsApp Image 2018 02 02 at 15.18.59 1

Foi publicado em diário oficial no último dia 18 de janeiro a portaria nº 150/2018, que habilita o Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP, a realizar procedimentos de alta complexidade em lesões labiopalatais. Agora, o hospital tem disponível aproximadamente R$ 600 mil por ano para realização de cirurgias, procedimentos e investimentos no Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio faciais - CEAPAC.

O CEAPAC surgiu inicialmente de um projeto de extensão de professores do curso de odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Cascavel. O projeto iniciou em 2003 e ao longo do tempo foi incorporando professores de diversos cursos da área da saúde. Em 2006 por meio de convênios com o Ministério da Saúde, em um trabalho político do Deputado Federal Fernando Giacobo (PR), que assumiu a bandeira CEAPAC após o falecimento do Deputado Max Rosemann, recursos que totalizaram R$ 2.132.570,00 foram investidos para a construção do prédio e compra de equipamentos.

Entre os anos de 2008 e 2009, um convênio entre Unioeste e Fundação Araucária, no valor de R$ 199.950,00, foi assinado para complementação da estrutura de equipamentos e instrumentos, para que em 2011 fosse inaugurado o centro em anexo ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Tudo isso graças ao trabalho de uma grande equipe, onde destacamos a professora Fabiana Scarparo Naufel, responsável pela elaboração do projeto e também das servidoras Sonia Sari, Jussara Wammes e Nilcéia  Moresco Marqueviski que na época eram as responsáveis pelo convênio.

Em 2013 iniciou-se os atendimentos aos pacientes, com a equipe possível. Em 2015 a equipe estava completa e já realizava procedimentos cirúrgicos, no âmbito da resolução dos casos de portadores da fissura lábio palatal.

Em 2016 uma nova vitória, a habilitação do centro junto ao Ministério da Saúde após uma série histórica de casos operados. Assim começou também o processo de habilitação para cirurgias de alta complexidade, que a partir dessa nova portaria, facilita as condições de financiamento, que atualmente são feitas com recursos próprios da Unioeste, através do Hospital Universitário. Novamente, contamos com a força política de deputados da nossa região. José Carlos Schiavinatto (PP) fez a intermediação com o ministério da saúde e ajudou a viabilizar a habilitação para realização de procedimentos de alta complexidade.

Agora habilitado, o CEAPAC conta com financiamento federal, e segundo a coordenadora do processo de habilitação, Mariângela Baltazar, tranquiliza a equipe e principalmente os pacientes, que mais facilmente poderão ser operados. “De fato é uma conquista muito importante, que contou com ajuda política do Deputado Schiavinatto e com a retaguarda institucional da direção administrativa do HUOP e da reitoria que foram viabilizando para que o credenciamento hoje, seja realidade.” Finaliza.

Segundo o coordenador do CEAPAC, Dr. Amadeu Neto, o centro é referencia na região, e traz segurança para os usuários. “O Ceapac atende a macro região oeste e sudoeste do Paraná, abrangendo 5 regionais da saúde. Anteriormente os pacientes fissurados destas regiões tinham que se submeter a longas viagens a Curitiba ou Bauru, para conseguir fazer o tratamento, que é multidisciplinar e de longo prazo. Nosso centro, agora credenciado pelo ministério da Saúde, vem para melhorar a qualidade de vida e a saúde destes pacientes, bem como fomentar o estudo, a pesquisa e a prestação de serviço a população, objetivos da Unioeste.” Enfatiza Amadeu.

CEAPAC como referência

O Centro de atenção e pesquisa em anomalias crânio faciais - Ceapac, realiza cerca de 250 atendimentos por mês. A especialidade do centro é atender pacientes com fissura labiopalatal e outras deformidades craniofaciais.

Normalmente os casos de anomalias craniofaciais são identificados ainda na gravidez, porém, ainda há muitas mães que descobrem a deficiência apenas quando o bebê nasce, e, assim que descoberta, podem procurar o HUOP para o tratamento.

Desde sua implantação, em 2013, o Ceapac já realizou 14 mil atendimentos e conta com uma equipe multidisciplinar. Com profissionais da área da Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Genética, Odontologia, Nutrição e Serviço Social, além de contar com seis docentes e residentes atuando na cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

WhatsApp Image 2018 02 02 at 15.18.59WhatsApp Image 2018 02 02 at 15.19.01WhatsApp Image 2018 02 02 at 15.19.01 1