Central de Notícias

Reitor recebe comissão de concessão e outorga

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Paulo Sérgio Wolff, recebeu na manhã desta segunda-feira (22) os professores que compõem a Comissão Especial para Elaboração da Minuta de Proposta de Resolução para Concessão e Outorga de dignidades Universitária pela Unioeste. Na ocasião, os docentes entregaram ao reitor uma minuta elaborada para a regulamentação, prevista no Artigo 15 do Estatuto da Universidade, do processo de concessão e outorga de títulos honoríficos e láureas. O documento deverá ser analisado ainda no início pelo Conselho Universitário.

A minuta foi entregue e elaborada pelos professores fundadores que formam a Comissão presidida por Alberto Rodrigues Pompeu sendo composta pelos membros: Carlos Roberto Calssavara; Jaime Fabro; José Maria Manso Vieira e Maria Lidia Sicca Szymanski.

Na ocasião o reitor disse que a criação da comissão dá continuidade e institucionaliza o reconhecimento de todo esforço de professores, técnicos e acadêmicos e representantes da sociedade para construção do que a Unioeste foi e se transformou, sendo hoje, uma referência no ensino superior. A Universidade (na época Fecivel) teve seu início, em 1972, com apenas 20 professores e um diretor e atualmente, conta com cinco campi (Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondo e Francisco Beltrão), tendo em seu quadro de professores 742 doutores, 62 pós-doutores e 398 mestres (segundo dados de novembro de 2017). “Nesses últimos 23 anos tivemos uma evolução grandiosa e reconhecidamente qualitativa. Essa Comissão é formada por nossos professores fundadores que temos muito a agradecer pela dedicação e trabalho que prestaram e ainda o fazem em prol da Universidade”, frisou o reitor.

Na oportunidade o professor Carlos Calssavara explicou ainda que este regulamento é de suma importância para a Universidade, onde se pretende agraciar personalidades de alta relevância da Unioeste, tais como docentes, funcionários ou acadêmicos, ou de outras universidades, ou até mesmo da sociedade ou comunidade regional que tenham, a qualquer tempo, prestado relevantes serviços à Unioeste, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento da Instituição. “Normalmente as universidades brasileiras fazem a concessão e outorga de títulos ou láureas após uma avaliação interna, em petição especial, com a provação do Conselho Universitário. Na proposta apresentada, sugerimos, explica ele,  a concessão de títulos de: Professor Emérito, Professor Honoris Causa, Doutor Honoris Causa e as Láureas de: Benemérito, Mérito Profissional e Estudante Emérito”.

Calssavara salienta também que especificamente o título de Honoris Causa é concedido a pessoas eminentes, portadores ou não de diploma universitário, mais que tenham se destacado em determinada área de atuação para a Universidade ou para a sociedade. Normalmente, o portador de um título de Honoris Causa recebe o mesmo tratamento e privilégios de um “Doutor Acadêmico”.

De acordo com professor Alberto Rodrigues Pompeu, presidente da Comissão, realizar esse trabalho para Unioeste, depois de passar uma vida se dedicando a essa Universidade que se transformou em sua segunda casa, é uma honra “justamente porque reconhece o trabalho daqueles que se dedicam em transformar e melhorar cada dia mais o ensino superior”.

O professor Jaime Fabro, que ingressou na Unioeste na primeira turma do curso de Letras em 1972, vindo assumir a docência na Instituição em 1981 onde permaneceu até 2004 quando se aposentou, reforça que sua ligação com a Universidade é bastante antiga onde mantém vínculos até hoje e ser lembrado para participar de uma Comissão que reconhece o trabalho daqueles que também se dedicam ao desenvolvimento da Instituição é uma grande honra.

Também bastante agradecido em voltar a prestar seus serviços à Unioeste, agora como membro da Comissão, o professor José Maria Manso Vieira, comentou sentir-se honrado em trabalhar nesse projeto com professores fundadores que marcaram o ensino superior. “Me recordo de entregar o documento de criação dos primeiros cursos daquela que se transformaria em Unioeste ao então ministro da Educação Ney Braga que apoiou a nossa iniciativa. Fomos e somos referência no ensino superior da região Oeste e Sudoeste e reconhecer o trabalho de todos por esses títulos é memorável”, finalizou.

P1040946

P1040963P1040958P1040949

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.