Professora colombiana visita International Office

151333923752169d8222952095558f2bc7d620ae57

O International Office recebeu nesta quarta-feira, 13 de dezembro, sob os auspícios da professora Marli Roesler, a visita da Colombiana Eucaris Olaya, PhD, professora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidad Nacional de Colombia (UNAL). Além do tradicional tour pela Reitoria e breve passagem pelo campus de Cascavel, os professores Pery Shikida e Rafael Mattiello apresentaram projetos de atuação voltado à internacionalização da Unioeste, bem como possibilidades para tornar o relacionamento interinstitucional entre Unioeste e UNAL mais efetivo.

O acordo de cooperação técnica, científica e cultural com a UNAL foi firmado em fevereiro, agora com o relacionamento mais aprofundado, ações mais específicas estão sendo discutidas com mais objetividade. Em especial, um projeto de pesquisa intitulado “Os direitos dos povos indígenas na América Latina: avanços e desafios na garantia dos direitos humanos” com a participação de pesquisadores de ambas as instituições. Outas atividades em conjunto estão sendo desenhadas com a vinda da professora Colombiana, como por exemplo a perspectiva de realizar a formação no mestrado em Serviço Social de forma conjunta com a UNAL, por intermédio de acordos individuais de cotutela que gerem dupla titulação aos discentes dos programas em Toledo e em Bogotá.

Paralelamente, projeto de extensão “Internacionalização em casa – COIL” (Collaborative Online International Learning) promovido pelo International Office, que consiste na promoção de relacionamentos internacionais, por meio de contato, divulgação de pesquisa, discussão e compartilhamento de informações com pessoas vinculadas a instituições de ensino ao redor do globo, utilizando-se da internet e suas tecnologias. A metodologia baseia-se em conectar pessoas por meio de plataforma online (e redes sociais) cuja afinidade em pesquisa, projetos e interesses nas suas diversas áreas de atuação se misturam,  o sistema da Uni-Collaboration (https://uni-collaboration.eu) tem sido usado para motivar os interessados a se relacionar com pares por meio da telecolaboração. As professoras Roesler e Olaya acordaram de realizar uma Aula Magna inaugural conjunta no início de 2018 utilizando os princípios do COIL para estreitar ainda mais os laços entre os pares.

A agenda da professora Colombiana, que contou com o apoio do colegiado e programa de pós-graduação em serviço social, do programa de pós-graduação em desenvolvimento regional e agronegócio, grupo de pesquisa e defesa dos direitos humanos fundamentais da criança e do adolescente (GPDDICA); grupo de pesquisa de estudo e pesquisa em políticas ambientais e sustentabilidade (GEPPAS), EMATER, disciplina núcleo temático criança e adolescente, Nucress – Toledo e Cascavel, incluiu: visita técnica ao grupo de produtoras rurais linha 14 de Dezembro; minicurso sobre “políticas sociais na Colômbia perspectiva de consolidação de direitos” e “trabalhadoras/es sociais acompanhando as comunidades camponesas e indígenas, lutas e resistências e a atenção a infância”; reunião de trabalho conjunta dos pesquisadores;  visita técnica a aldeia indígena Tekohá Yhovy e escola indígena Mkya Porã em Guaíra; e reuniões de trabalho para discutir perspectivas de projetos conjuntos pesquisa e de mobilidade docente e discente futuras.