Núcleo de Desenvolvimento Regional promove capacitação

NDR 1

Além das atividades de pesquisa, o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também vem promovendo em parceria com diferentes organismos regionais atividades de capacitação docente e discente. Recentemente, o NDR promoveu em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Economia o curso de Introdução a Econometria Espacial. O curso foi realizado na primeira semana de dezembro com a finalidade de capacitar discentes e docentes em ferramentas estatísticas e procedimentos metodológicos que usam instrumentais mais sofisticados de estatística, em especial a econometria espacial.

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) foi criado a três anos e se tornou referência em estudos regionais e pesquisas nas temáticas do desenvolvimento econômico regional e territorial. Atualmente, o NDR é coordenado pelo professor Jandir Ferrera de Lima. As atividades do NDR na região Oeste do Paraná tem sido uma referência do papel da Universidade junto à comunidade.

NDR 2

Segundo o coordenador do NDR, professor Jandir Ferrera de Lima, “além das atividades de pesquisa e produção cientifica, que são importantes para referendar a avaliação dos Programas de pós-graduação, o NDR vem atuando junto à extensão e prestação de serviços. Já foram feitas algumas atividades em conjunto com Parque Tecnológico Itaipu (FPTI-BR), além de outras ações em conjunto com as Universidades estaduais do Paraná, Prefeituras e com o governo federal”.

Além da capacitação e prestação de serviços, o NDR disponibiliza anais de eventos e obras que foram publicadas em conjunto com parceiros nacionais e locais, como a Associação Brasileira de Estudos da População (ABEP), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Fundação CAPES. Segundo Lima, “pouco adianta termos uma produção cientifica de relevância se ela não está acessível ao público. Além disso, o conhecimento produzido pelo NDR tem que chegar aos acadêmicos e a comunidade, seja via atividades de capacitação seja via acesso ao conteúdo produzido pelos nossos pesquisadores”.

No site do NDR – www.ndrunioeste.com.br – encontra se o portfólio e demais informações da atuação do Núcleo.