Central de Notícias

TUCCA encerra suas atividades com manifesto cênico

151247958687f6576cb7e9d95942b83c79d68c9d06
"De que serve a bondade
Se os bons são imediatamente liquidados,
Ou são liquidados aqueles para quais eles são bons?"
Bertold Bretch

A “Oficina Montagem TUCCA”, projeto de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que se iniciou em setembro deste ano, encerra as atividades com o manifesto cênico ÁRVORERE, título em homenagem a uma das primeiras montagens do Teatro Unioeste Campus de Cascavel - a peça “Padaria” de Bertolt Brecht (1998).

O manifesto cênico é um resultado estético dos vários experimentos feitos durante a oficina montagem que, logo no início, utilizou-se de um exercício de produção de textos, como estratégia na construção de personagens que manifestassem seus anseios, desejos e loucuras.

Esses textos foram a base para a criação das cenas, além dos poemas e frases de Bertolt Brecht e Heiner Müller, dramaturgo e escritor alemão, discípulo e seguidor de Brecht. Em algum momento, comentou-se sobre Frans Krajcberg, artista polonês que morou no Brasil, e utilizava-se da sua arte como denúncia contra o desmatamento criminoso e ensandecido das florestas brasileiras. Na semana em que foi discutido sobre o artista e a sua obra, este veio a falecer aos 96 anos, sendo um dos homenageados. Há referências incríveis para o processo de composição de cenas, figurinos e sonoplastia. Em termos de sonoridade do manifesto foi ouvido muita música e dançado bastante Aretha Franklin, Serge Gainsbourg, Leonard Cohen, Jeanne Moreau no filme Querelle e sons de batuques. 

Procurou-se reproduzir as várias percepções do corpo no âmbito social, político e artístico, visualizando uma série de cenas que foram transformadas num roteiro. Foi tentado retraduzir partituras corporais que se transformaram num manifesto, onde o ator contracena com a plateia. A apresentação desse trabalho acontece num dos minis auditórios da Unioeste, um espaço intimista com poucos lugares, porque a vontade é aproximar bem as histórias e homenageados com as pessoas que, possivelmente, vão assistir.

Na realização da oficina, entende-se o quanto a arte potencializa a crítica e a diversidade artística. Será falado de dança, teatro, cinema, fotografia e música com a intenção de fazer um desenho cênico. Sem a preocupação de uma dramaturgia pronta. Essa mediação entre as várias linguagens artísticas levou a sentir o quanto a Arte é Livre. Pode-se fazer uma revolução através dela. Essa foi a grande inspiração, a sensação de liberdade! “É tão bom balançar-se na árvorere!!” 

67afaf19 4e05 43f8 931f 8fbbe9b702ce501fbd1b 8047 405a a672 3aa963c3eaa5d8b10a4f 7f50 41ae 955a 227e45ebc9a5a46aea9a ecd6 4945 a04a 6ce0e9aa9d13

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.