HUOP promove dia de combate ao câncer de pele

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

O combate e a prevenção ao câncer de pele são o motivo da campanha “Dezembro Laranja”, que acontece durante este mês em todo o Brasil. Em Cascavel, o curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, promoveu neste sábado (2) no ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), o Dia “C” de combate ao câncer de pele.

Foram 140 atendimentos, com seis suspeitas de câncer, agendadas para cirurgia e 33 casos de lesões pré-malignas tratadas com crioterapia por nitrogênio líquido.

João Ribeiro tem 69 anos e procurou o atendimento, ele afirma que a prevenção faz diferença. “Há quatro anos participei de um evento parecido e hoje estou de volta, fiquei sabendo pelo rádio, e mesmo com a dificuldade de vir de ônibus, eu e minha esposa viemos até o hospital para fazer o exame, que foi rápido, sem dor e bem esclarecido ”, enfatizou.

Segundo o médico dermatologista, Hirofumi Uyeda, coordenador do ambulatório do HUOP e organizador do evento, o câncer de pele sobe em níveis alarmantes, a população não se previne da forma correta e principalmente no verão acaba ficando mais vulnerável aos malefícios do sol e do calor em excesso. “O câncer de pele está muito ligado à exposição crônica ao sol, e o melanoma, tipo de câncer que atinge os mais jovens pode se parecer com uma simples pinta, sempre que a pessoa desconfiar de uma anormalidade deve procurar um acompanhamento médico imediatamente ”, comentou. Segundo Uyeda, evitar o sol das 10 às 15 horas e não esquecer o protetor são a melhor forma de se prevenir.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

00000000000000000

sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Fotos: Victor Hugo Junior