Unioeste e Seju discutem convênio socioeducativo inédito

wwwwwwwwO secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), Artagão Jùnior, esteve na manhã desta quarta-feira (29), na Reitoria, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, reunido com o reitor Paulo Sérgio Wolff, para acertar os detalhes do convênio “Programa do Adolescente Egresso do Sistema de Atendimento Socioeducativo: assistência e acompanhamento aos egressos, interno e familiares”. A Unioeste será primeira Universidade a implantar o projeto lançado pela Seju.

Segundo o secretário Artagão o projeto surgiu do desejo de promover a esses adolescentes uma formação profissional, um trabalho efetivo e dar capacidade de sustentarem suas famílias, ou seja, o resgate da dignidade. “Esse é um projeto de grande alcance que trará não só para o Paraná um grande efeito como para todo o Brasil. É um compromisso social nosso e um  desejo da nossa gestão de promover com a Unioeste, efetivamente, a inserção social”, reforçou Artagão comentando que “nós temos hoje a responsabilidade, enquanto  Secretaria,  dar condições a esses adolescentes de retomarem sua dignidade”.

Para o reitor Paulo o projeto oportuniza aos adolescentes em medida socioeducativa que se qualifiquem para inserção social. “Somos pioneiros na aplicação desse projeto e sabemos o alcance que tem, especialmente, para que esse jovem possa projetar um futuro melhor e dentro da nossa Universidade”, frisou.

De acordo o coordenador do projeto na Unioeste, professor Marco Antônio Batista Carvalho, o projeto, pioneiro no Paraná, visa se adequar ao Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo que objetiva contribuir para a interrupção da trajetória acidenta de adolescentes internos e egressos do Sistema Socioeducativo, bem como criar oportunidade de construção de autonomia e emancipação do cidadão para os adolescentes e, com extensão, a seus familiares. Assim, por meio desse projeto a Unioeste irá oportunizar, inicialmente em seu espaço privilegiado de produção de cultura, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, vagas na modalidade de menor aprendiz, por meio de Contrato de Aprendizagem, para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas, que estejam cursando o ensino fundamental.

O professor Marco salienta também que o convênio entre Unioeste e Seju conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade Cascavel.

qqqqqqqqqqqqqq

vvvvvvvvv