Edunioeste: registro das histórias e conquistas dos pesquisadores da Unioeste

edunioeste

Um percurso no tempo:

A Resolução n° 017/96-COU, de 31 de outubro de 1996, aprova a criação da Editora e Gráfica Universitária. A Resolução nº 018/96, de 31 de outubro de 1996, aprova o Regulamento da Editora e Gráfica Universitária. A Resolução nº 084/2013-COU, de 27 de junho de 2013, aprova o Regulamento da Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Edunioeste).

Resoluções significam que seres humanos se uniram para criar essa instância do mundo acadêmico: a Editora!

Neste percurso sempre em curso, Editora e Gráfica sempre trabalharam e trabalham juntas para atender às importantes demandas da Unioeste. Percurso que conta com mais setores que apoiam incondicionalmente a rotina da transformação do conhecimento em tecnologia de distribuição e disseminação.

É a democratização do acesso ao conhecimento.

Dados interessantes:

A Edunioeste é o Orgão Suplementar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, vinculado à Reitoria.

O ano de 1997 sempre é referido como um marco do atendimento do Setor.

São, portanto, 20 anos de existência efetiva no cotidiano da Comunidade Unioestina.

Trata-se de tradição em publicação de cunho técnico-científico, de política de divulgação do conhecimento, de incentivo a obras de temas de relevância social, técnico-científica e de inovação.

Planejamento editorial com qualidade das obras publicadas, conforme orientações da Capes, da Fundação Araucária e de demais órgãos de fomento, é meta constante da Edunioeste.

A partir de 2013, com o novo regulamento, começam propostas de intercâmbios, parcerias e contatos com Instituições de Ensino Superior, editoras, bibliotecas e outras entidades afins, com ênfase na visibilidade e distribuição das obras.

É implantada a Livraria Virtual, o que redimensiona o acesso às obras, e amplia o escopo de divulgação para o patamar da internacionalização.

O Conselho Editorial, compromissado e competente, projeta e planeja metas de atuação, com desafios decorrentes das demandas do mundo tecnológico. O apoio técnico ao Projeto Saber também faz parte da política da Edunioeste, que segue critérios de avaliação da Capes, do CNPq e de outros órgãos de fomento.

Um dos atuais desafios é implementar a política do livro eletrônico, seguindo orientações da ABEU e da ABEU/Sul, associações das quais a Edunioeste participa ativamente.

Nesses 20 anos de história, caminhos novos foram trilhados e outros mais serão percorridos. Esta é a herança dos visionários que propuseram o projeto de uma Editora Universitária e dos atuantes personagens que zelam por essa conquista!