Servidores da Unioeste participam de curso realizado pelo Sebrae

sebrae logo

Terminou ontem (31) a última fase do curso de Compras Públicas, ofertado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aos servidores das diversas unidades da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), envolvidos no processo de compras. As duas primeiras fases deste treinamento ocorreram nos dias 17 e 24 deste mês, nos períodos da manhã e da tarde.

A realização deste curso decorre de parceria da Unioeste com o Sebrae e outras entidades municipais e estaduais, visando, entre outros objetivos, o fortalecimento das compras públicas, utilizando-se de diversos mecanismos que incluem o treinamento dos compradores públicos (pessoal das instituições públicas) e dos fornecedores (empresas).

WhatsApp Image 2017 10 31 at 12.24.07
A expectativa do curso quanto aos órgãos públicos é de que o conhecimento referente a todo o processo de compras (desde aquele que tem a necessidade e faz o pedido de materiais, equipamentos ou serviços, até os membros da comissão de licitação) possibilite a otimização dos serviços e melhor adequação à lei, especialmente no que diz respeito às inovações trazidas pelo Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014).

O diferencial deste treinamento, ministrado pela consultora Janete Felippe, do Sebrae, é que o participante não é apenas expectador, mas sujeito ativo do processo, já que participa de simulações de processos de licitação, onde atua como membro de comissão de licitação e/ou como fornecedor, o que permite também experimentar as dificuldades encontradas pelos fornecedores ao participar de um processo de compra e, por conseguinte, propicia fundamentos para o aperfeiçoamento dos trâmites no âmbito da Instituição.

WhatsApp Image 2017 10 31 at 12.24.17 1

Outra edição deste curso já ocorreu em setembro do ano passado, quando contou com a participação servidores da Reitoria e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), sendo este evento mais  uma oportunidade de envolver o pessoal que atua na área de compras, licitações, setores conexos ou mesmo professores que se utilizam destes serviços e que não puderam participar do anterior, de aperfeiçoarem seus conhecimentos e tirarem dúvidas, assim como para capacitar  outros servidores para futura atuação nestas áreas, em atendimento de demandas da Unioeste.