Núcleo de Desenvolvimento Regional da Unioeste lança terceiro Boletim de Conjuntura Econômica

Boletim

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo juntamente com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e o Programa Oeste em Desenvolvimento lançaram o terceiro número do Boletim de Conjuntura Econômica Regional.

No 3º número da série a temática é Educação. O Boletim traz dados sobre a educação nos municípios do oeste do Paraná, informando dados estatísticos da população escolar da pré-escola até o ensino superior. Os dados são apresentados em gráficos, tabelas e mapas temáticos para facilitar a visualização dos leitores e permitir o uso das informações para a elaboração pesquisas, trabalhos escolares e projetos na área de educação.

A coleta e sistematização das informações levaram em torno de nove meses e mobilizou bolsistas e pesquisadores da área de desenvolvimento territorial da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR). Na FPTI, o responsável técnico foi o economista e técnico Flavio Rocha, egresso do mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste em Toledo. Segundo Flávio “o Boletim está vinculado às ações do Programa Oeste em Desenvolvimento e que atenda as demandas das lideranças regionais. Cada número temático dará enfoque a temas que interessam as linhas de atuação do Programa Oeste em Desenvolvimento e aos problemas que afetam nossa Região Oeste do Paraná”.

A parceria em a FPTI e o NDR para realizar o Boletim de Conjuntura iniciou em 2015 e desde essa época já produziram três números. O primeiro tratou da produção agropecuária, o segundo do mercado de trabalho e agora, o terceiro, traz a educação como tema central. Para Lucir Reinaldo Alves e Jandir Ferrera de Lima, pesquisadores do NDR que atuam na elaboração do Boletim, “a parceria com o FPTI na elaboração do Boletim de Conjuntura fortaleceu a atuação do NDR em prol do desenvolvimento do Oeste paranaense. Essa parceria não se resume apenas a elaboração do Boletim, mas no desenvolvimento de estudos e atividades de ensino e extensão em prol da região”.

Os responsáveis por parte do NDR pela coleta de dados e informações são os docentes Lucir Reinaldo Alves e Jandir Ferrera de Lima, com o apoio de bolsistas de Iniciação Cientifica. Na Fundação Parque Tecnológico Itaipu os responsáveis são os técnicos Flavio Rocha e Jhoney Lucizani, com o apoio de bolsistas de Iniciação Cientifica.

O Boletim de Conjuntura Econômica Regional possui 190 páginas de dados estatísticos e está disponível no site do NDR www.ndrunioeste.com.br  e o volume completo da 3ºedição também pode ser encontrada no link (https://drive.google.com/file/d/0B5goSPo5z73BempfTDFwYTh0SEk/view?usp=sharing).