Obesidade: Unioeste promove evento de conscientização sobre a doença

CARTAZ SAÚDE

Acontece no próximo sábado (14) o Mais Saúde: todos juntos contra a obesidade, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a doença e para reforçar o Dia Mundial de Combate a Obesidade, 11 de outubro. O evento será promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) por meio do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), com início às 13 horas no Centro Esportivo Ciro Nardi, em Cascavel.

Durante a ação, profissionais da área da saúde estarão disponíveis para atender e conversar com a população. Serão oferecidas orientações, exames, atividades físicas para crianças e adultos, informações sobre o Serviço de Obesidade, entre outros. As atividades serão abertas ao público de todas as idades e totalmente gratuitas.

De acordo com o coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Dr. Allan Cezar Faria Araújo, a obesidade é uma doença crônica e grave. “Mais de 50% da população está acima do peso e isso é um dado muito preocupante. A obesidade pode atingir todas as idade, raças e classes sociais. Além disso, é importante falar que a pessoa não é obesa porque ela quer, existem vários fatores, inclusive genéticos, que contribuem para o desenvolvimento desta doença”, explica.

A obesidade pode levar a diversas outras patologias, como pressão alta, diabetes, problemas articulares e também contribui com o desenvolvimento de doenças oncológicas, além de prejudicar a interação social do paciente. “A pessoa obesa passa por inúmeras dificuldades que não envolvem somente sua saúde física, mas também sua saúde mental. O nosso ambiente não é preparado para atender pessoas com este problema, por isso queremos com este evento levar informação, chamar atenção da sociedade sobre as causas, tratamentos e mudanças de hábitos para uma vida mais saudável, que podem ser aderidos por todos”, enfatiza Allan.

O evento tem parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) por meio da 10ª Regional e com a Secretaria Municipal de Saúde e de Esporte e Lazer, além de diversos outros apoiadores que neste ano se uniram em prol da causa.

Grupo de Atenção a Obesidade

O Grupo de Atenção a Obesidade (GAO) foi formado pelo Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP, 10ª Regional de Saúde e demais parceiros buscando desenvolver atividades no Munícipio de Cascavel e região sobre o assunto. Além do Mais Saúde, o GAO realizará no próximo dia 26 no Anfiteatro Arnaldo Busatto do Campus de Cascavel da Unioeste, uma palestra para profissionais da 10ª e 20ª Regionais de Saúde, como capacitação para atendimentos na atenção básica até a alta complexidade.