Unioeste está em destaque entre instituições que ofertam Pós-Graduação

logo CAPES

O relatório emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em setembro, onde foram avaliados todos os cursos de mestrado e doutorado do Brasil, incluiu, pela primeira vez, a Unioeste na lista de 40 instituições com maior relevância na Pós-Graduação em número de cursos. De 395 instituições públicas (Federais, Estaduais, Municipais, Comunitárias) e particulares, a Unioeste encontra-se na posição 39.

Além disso, entre 85 instituições estaduais que ofertam mestrado ou doutorado, a Unioeste encontra se na sétima posição. Atrás apenas de grandes universidades, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). No Paraná, nos últimos 5 anos a Unioeste, foi a universidade estadual que mais cresceu na Pós-Graduação.

Os conselhos de Centro e de Campus, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG), são os organismos institucionais responsáveis pela criação e acompanhamento dos cursos de mestrado e doutorado. Entretanto, este sucesso conquistado deve ser memorizado e revivido como um empreendimento intelectual coletivo, que contou com a participação de diversas pessoas: docentes, discentes, secretárias, técnicos administrativos, coordenadores de cursos e dirigentes. Na construção dessa história de sucesso, o trabalho de alguns docentes foi fundamental, bem como a liderança, capacidade de superação e as competências pedagógica, científica e administrativa. Entre esses docentes, merecem destaque aqueles que, de forma particular, souberam capitanear as iniciativas de consolidação e crescimento da Pós-Graduação em nossa instituição, promovendo-se no contexto nacional e internacional e de forma indissociável levando consigo o nome da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Ainda fundamentais para este contexto, além de todas as ações da Pró-Reitoria orbitarem sua Missão imposta em 2012 (Considerando as metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG/2011-2020) e as demandas internas da Unioeste, a PRPPG tem como missão a busca da simplicidade das atividades administrativas, vinculadas a pesquisa e pós-graduação, prezando pela qualidade institucional, tendo como limite as normas jurídicas), destaca se duas políticas implementadas pela Pró Reitoria: - aporte financeiro, em conjunto com respectivas direções de Campus, para grupos de pesquisa visando alavancar índices de produção intelectual, condição sine qua non para criação de novos cursos de mestrados; - avaliação externa de consultores experientes na Pós Graduação em todas as propostas enviadas à CAPES para criação de mestrado e doutorado.

Segundo o Pró-Reitor Silvio César Sampaio: “A partir de 2017, com este resultado divulgado pela CAPES, a Pós-Graduação da Unioeste passa a jogar a primeira divisão do campeonato nacional “, além do regional. Novas sementes estão sendo plantadas e serão cultivadas pela pró reitoria para que em 2021, na próxima avaliação da CAPES, a Unioeste ingresse também na primeira divisão do campeonato internacional da Pós Graduação. Visto que um ou até dois programas, neste momento já demonstram potencial de subirem seus conceitos para 6 ou 7.

Sobre a CAPES

Criada em 11 de julho de 1951, a CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado acadêmico; sendo que a partir de 2017 a CAPES permitiu a abertura de doutorados profissionais) em âmbito nacional.

O atual sistema de avaliação, criado em 1976,  impõe ao Programa de Pós Graduação em funcionamento a necessidade de ser avaliado a cada três anos (avaliações trienais; sendo que a partir de 2013-2016 as avaliações passaram a ser quadrienais), a fim de verificar se as metas propostas no projeto inicial foram plenamente atingidas no âmbito do Programa. Caso contrário, o programa pode ser descredenciado. Porém, o processo de acompanhamento de cursos de pós-graduação realizado pela CAPES é anual e contínuo.

Os cursos de pós-graduação, de qualidade nacional, são avaliados com conceitos que variam de 1 a 5: conceitos 1 e 2 são canceladas as autorizações de funcionamento e o reconhecimento dos cursos de mestrado e/ou doutorado; conceito 3 desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; conceito 4 bom desempenho e conceito 5 é a nota máxima de qualidade nacional. Notas ou conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. Na ficha de avalição considera se 5 dimensões (Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo Discente, teses e dissertações; Produção Intelectual; Inserção Social) compostos por um total de 17 itens.