Campus da Unioeste de Marechal C. Rondon inaugura Laboratório de Pedologia e Geologia

150711946841e1a13cb7a082036ce788f3ddea3ae9

Com um espaço de 66,5 m², foi inaugurado na tarde de segunda-feira (02), nas dependências do Campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, o Laboratório de Pedologia e Geologia Casemiro Balcewicz.

O laboratório congrega amostras de minerais das mais diversas classes, assim como rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, de diversas regiões do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, assim como de países da América do Sul.

O local contou com um investimento no valor total de R$ 48.076,05, com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como também do próprio Campus da Unioeste de Marechal C. Rondon.

O laboratório leva o nome de Casemiro Balcewicz em agradecimento às coleções de rochas e minerais que foram doadas pelos seus filhos.

O ato solene contou com a presença da direção, docentes, acadêmicos e agentes universitários do Campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon e familiares de Casemiro Balcewicz.

Histórico

A formação do acervo de rochas e minerais do laboratório começou em 1995 com o início do curso de Agronomia.

Em 1997 somou-se ao acervo a doação feita pela Unesp –Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, que consistiu numa coleção de aproximadamente 400 kg.

No ano seguinte, o laboratório recebeu um importante reforço com a doação do acervo particular do Senhor Casemiro Balcewicz, o qual colecionava rochas coletadas em suas viagens, motivado pela admiração e particularidade de cada uma delas. Casemiro Balcewicz nasceu em 1902 na Polônia; chegou ao Brasil em 1910 e faleceu em 1996, na cidade de Toledo-Paraná.

Em 2010, o laboratório de Pedologia e Geologia contou também, com a doação de um importante acervo repassado pelo Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, bem como, de pequenas doações por parte de alunos e professores da universidade.