Sírio Possenti encerra Semana Acadêmica de Letras

3334

O professor, pesquisador e escritor brasileiro, Sírio Possenti, um dos mais conhecidos e respeitados linguistas brasileiros proferiu palestra hoje pela manhã na I Jornada e XVII Semana Acadêmica de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Ele falou sobre “Um Projeto de Ensino de Língua Portuguesa”, abordando questões de variação linguística e instigou acadêmicos e professores sobre “o que seria não saber português”, levando a plateia a refletir sobre o ensino da língua materna na escola.

Durante a palestra, um dos pontos que Possenti observou foi o fato de que considerar as variações “não significa não corrigir ninguém, mas entender que há diferenças marcadas na linguagem”, as quais são inerentes à língua.

Licenciado em Filosofia e com mestrado e doutorado em Linguística, Sírio é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele é autor de diversos livros: Mal comportadas línguas; Os limites do discurso; Por que (não) ensinar gramática na escola; Língua na mídia; Humor, língua e discurso; Questões para analistas do discurso; entre muitos outros.

Hoje, às 21h, o pesquisador proferirá a palestra “De novo a gramática?”, no mini auditório II, da Unioeste, para o Seminário de Práticas de Ensino de Línguas e Literaturas no âmbito do Parfor.