INNOVACITIES promove maratona de inovação em saúde pública

InnovaCities copy

Nos dias 20,21 e 22 de setembro foi realizada a primeira maratona de inovação em saúde pública do oeste do Paraná, como parte do Femai Innovacities. O evento tinha como objetivo integrar a comunidade de profissionais e estudantes das áreas da saúde e programação.

O evento foi organizado no modelo Hackathon - maratona de soluções tecnológicas - sobre demandas provenientes das secretarias de saúde municipais dos maiores municípios do oeste do Paraná: Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.

Foram formados três times, onde cada um escolheu uma demanda para resolver entre as 10 selecionadas das dificuldades repassadas e informadas pelos secretários de saúde.

Por três dias os times trabalharam intensamente sobre os problemas. No primeiro dia passaram por oficinas de processo de inovação e imersão nos problemas junto a profissionais da saúde pública que os vivem no dia a dia. No segundo e terceiro dia, os grupos trabalharam intensamente em projetar e desenvolver o produto mais útil e pronto possível para a problemática escolhida. Ao final do terceiro dia, os times foram avaliados por jurados para a premiação de acordo com o mérito da inovação, a completude do projeto, a simplicidade de uso do novo produto e o quanto o novo produto resolve o problema.

Os próprios times escolheram os problemas que gostariam de resolver e nos quais gostariam de trabalhar, após conversarem com os profissionais que vivenciam as dificuldades. Após a avaliação, houve a seguinte colocação dos projetos:

Primeiro colocado “Guia do Imigrante”: os estudantes de Ciência da Computação da UNIOESTE Cascavel e Engenharia da Computação da UTFPR Toledo juntaram-se para resolver a dificuldade de prover uma saúde pública aos haitianos da região. Esses imigrantes têm uma barreira linguística intensa e um profundo desconhecimento de como funciona o SUS, o que causa uma severa dificuldade para os imigrantes obterem apoio quando necessitam é uma grande dificuldade aos profissionais de saúde para ajudá-los. Dessa forma, o time criou um site mobile para imigrantes de diversas nacionalidades terem informações de como funcionam as regras do SUS, onde obter apoio na cidade de Toledo e um tradutor para ajudá-los a se comunicar com os profissionais na hora de necessidade. Existe também um guia do corpo humano para saber dizer o nome das partes do corpo em português.

Segundo colocado “+Saúde”: 5 estudantes de Fisioterapia e Engenharia Eletrônica da Uniamerica, Foz do Iguaçu, se propuseram a resolver a dificuldade dos agentes de saúde em se comunicar com a população para que todos participem das campanhas de vacinação e prevenção, que não faltem nos agendamentos e saibam quando cada Unidade Básica de Saúde estará funcionando ou tem alguma programação específica. Eles criaram um site responsivo, preparado para ambiente mobile, onde o agente de saúde pode enviar as mensagens necessárias para cada cidadão, quando for algo direcionado ou para toda a população quando desejado. Prototiparam também um aplicativo para a população utilizar para interagir com o agente de saúde que lhe enviou mensagem.

Terceiro colocado “Guia de UBS’s e UPA’s”: Os estudantes de Engenharia da Computação da UTFPR buscaram resolver a dificuldade dos cidadãos em saber exatamente o local onde buscar apoio quando necessário, indicando qual a Unidade Básica de Saúde a qual deve buscar apoio e quando buscar a UBS, quais especialidades estão disponíveis em cada Unidade de Pronto Atendimento, qual a fila para atendimento e quais os tipos de emergências que são aceitas na UPA. Foram incluídos os endereços dos e como chegar em cada UBS e UPA.

Segundo a avaliação das profissionais da secretaria de saúde de Toledo, as demandas escolhidas são dificuldades extremamente impactantes no dia a dia dos profissionais de saúde e o resultado do evento pode ser utilizado imediatamente. Já foram solicitadas datas para que os times apresentem seus resultados para os demais profissionais da secretaria, com vistas a utilizar as soluções criadas o quanto antes para o cidadão da cidade.

O modelo do evento despertou interesse da secretaria de saúde para novas edições, assim como de profissionais e gestores do SEBRAE nas regiões de Maringá e Umuarama, cidades altamente demandantes de soluções de saúde.

Segue abaixo a tabela de premiação geral do INNOVACITIES INTERNATIONAL BUSINESS 2017:

CATEGORIA

CLASSIFICAÇÃO

PROJETO PREMIADO

INSTITUIÇÃO

CIDADE / UF

AGROTECNOLÓGICA

Ouro

Deslintamento de sementes de algodão por via seca

UENP

Bandeirantes / PR

Prata

Desenvolvimento de membranas para aplicação em células a combustível a partir de quitosana de resíduos da carcinicultura na região oeste do Paraná

UFPR

Palotina / PR

AUTOMAÇÃO / ROBÓTICA

Ouro

Velomobile – Proposta de um Veículo Pessoal Alternativo.

IFPR

Assis Chateaubriand / PR

Prata

Construção de rede inteligente de estações para coleta de dados meteorológicos em região urbana