Semana Acadêmica comemora 45 anos do curso de Letras

Capturar5

Memórias e sensibilidade. Assim podem ser definidos os dois primeiros dias da I Jornada e XVII Semana Acadêmica de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento, que tem como temática “Memórias dos 45 anos do curso de Letras”, começou ontem, segunda-feira (25), com a presença de ex-alunos da graduação em Letras, os quais relataram um pouco da história do curso, mas, principalmente, sobre as experiências que tiveram enquanto acadêmicos e profissionais no mercado de trabalho.

A ex-aluna do curso de Letras, professora da rede estadual de educação, Cláudia Pagnoncelli, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, lembrou não apenas as próprias vivências enquanto acadêmica e profissional, mas ressaltou a importância da instituição de ensino. “A Unioeste é um marco, tem uma significância muito grande no Oeste do Paraná. Ela se constitui enquanto luta”, observa Cláudia, lembrando que a Universidade está novamente neste momento de ação para que não se perca o que já se conquistou. Ela lembrou, ainda, que “o conhecimento só faz sentido se modificar a pessoa” e que por isso o curso teve tanta importância para a sua própria constituição enquanto ser humano e profissional.

O acadêmico do curso de Letras, Paulo Henrique dos Santos, e presidente do Centro Acadêmico, destaca que os 45 anos de Letras demonstram a força da graduação na instituição e, citando João Cabral de Melo Neto, enfatiza que “um galo sozinho não tece uma manhã, ele precisará sempre de outros galos”. Compreende-se, portanto, que para tecer o curso de Letras na Unioeste, muitas pessoas lutaram para que este curso se desenvolvesse.

Luciane Watthier, professora e organizadora da Semana Acadêmica, salienta que o evento é uma forma de “reavivar e socializar memórias da graduação. Ao mesmo tempo, promover mais um momento de integração entre docentes e acadêmicos do curso, bem como de socialização de trabalhos criativos e de pesquisas”, frisa a docente.

Nesse sentido, hoje (26), ocorreu o 3º Sarau de Leitura e Produção Criativas de Letras e Artes, em que alunos e professores apresentaram músicas, poesias, contos, reflexões. “O Sarau é uma forma de socialização do conhecimento e da arte. É muito bonito ver o talento de nossos alunos, a sensibilidade deles com as artes. Além disso, é uma forma de interagirmos com os acadêmicos e colegas de trabalho de uma maneira divertida”, salienta a professora do curso de Letras, Wânia Beloni.

Nos próximos dias

Amanhã (27), às 8h30, será realizada a mesa-redonda “Memórias do Ensino de Línguas Estrangeiras: 45 anos de Letras/Unioeste”, com as professoras Adriana Fiuza, Alessandra Ribeiro e Juci Mara Cordeiro, além das apresentações de comunicações orais, a partir das 9h45. No último dia do evento, que será na sexta-feira (29), às 8h30, haverá mais uma mesa-redonda “Memórias da Docência: 45 anos de Letras/Unioeste” e às 10h o professor Sírio Possenti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falará sobre “Um Projeto de Ensino de Língua Portuguesa”.

Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/xviisal