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Programa de Pós-Graduação em Letras conquista nota 5 na avaliação da CAPES

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O Programa de Pós-graduação em Letras da Unioeste, área de concentração em Linguagem e Sociedade atingiu a nota 5 no quadriênio 2013/2016, na avaliação da CAPES. Para a professora Dra. Lourdes Kaminski Alves, coordenadora, este é um momento significativo para o Programa que completou em março de 2017, 15 anos, tendo, o nível de mestrado iniciado em 2013 e o nível de doutorado iniciado em 2012. Segundo ela, trata-se de uma importante conquista para o Programa e para a Unioeste, considerando-se que “o país conta atualmente com 11% dos Programas com desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência, com notas 6 e 7, totalizando 465 Programas de pós-graduação. Um percentual de 18% do SNPG atingiu nota 5, alcançando nível de excelência nacional”. Estes números referem-se a todas as áreas, o que mostra que um número muito pequeno de Programas da Área de Letras e Linguística do país atingiu esta avaliação.

A apreciação da CAPES é que “neste quadriênio, o Programa realizou um intenso diálogo com as demandas do documento da Área de Letras/Linguística, apresentando um desempenho satisfatório em todos os quesitos da Avaliação (Proposta, Corpo Docente; Corpo Discente; Teses e Dissertações; Produção Intelectual; Inserção Social). Destaque-se que nos quesitos Produção Intelectual, Corpo Docente e Corpo Discente, Teses e Dissertações o Programa obteve excelentes resultados. Considera-se que, em razão dos resultados apresentados, o Programa apresenta condições para ser alçado à nota 5”.

Atualmente, o PPGL conta com um quadro docente de 23 permanentes, 5 colaboradores e 3 pesquisadores visitantes com bolsa da Fundação Araucária. 17 docentes realizaram pós-doutoramento em centros de excelência na área, no Brasil e no Exterior. Há docentes com bolsa produtividade em pesquisa do CNPq e FA/CAPES.

Do quadro de docentes da instituição, 15 são do campus de Cascavel, 6 do campus de Marechal Candido Rondon, 2 do campus de Foz do Iguaçu e 1 do campus de Toledo. No período de 15 anos, o PPGL recebeu 6 pesquisadores estrangeiros de países como França, Alemanha, Itália, Espanha e Argentina que ministraram disciplinas ou participaram de Seminários Avançados e de diversas atividades acadêmicas.

No período de 15 anos, o Programa formou 228 mestres, 35 doutores e 4 pós-doutores. Atualmente, estão matriculados no Programa 49 mestrandos, 58 doutorandos e 3 pesquisadores de outras IES estão realizando estágio pós-doutoral no PPGL. Do corpo discente, há um aluno estrangeiro, em estadia de doutorado sanduíche no PPGL, proveniente da Universidade de Vigo/Espanha. O público do Programa abrange desde alunos formados na própria instituição, como, também, interessados provenientes de diferentes Estados brasileiros.

A professora Lourdes Kaminski Alves, em sua quarta gestão, na condução do Programa, reflete sobre o potencial do Programa na formação de Recursos Humanos, segundo ela, o acompanhamento dos alunos egressos tem demonstrado a eficácia do Programa na formação continuada de pessoal, para atuar na área de Letras e Linguística, tanto no nível da Educação Básica, quanto no nível do Ensino Superior, a exemplo de egressos do Programa que obtiveram aprovação em concursos públicos para atuar no Ensino Superior em diversas universidades públicas em todo o território nacional, a citar: UFPR, UNILA, IFPR, UTPR, UEPG, UNICENTRO, Unioeste, UNESPAR, UFMS, UFGD, UFMA, UFAL, UFTS, FURGS, UNICS, UEAP, UFTMA e outras universidades e faculdades particulares em diferentes regiões do país.

Ao longo destes 15 anos, o Programa contribui de forma significativa na formação continuada de docentes e técnicos administrativos para atuarem na própria instituição, registrando, em seu histórico 32 docentes do quadro efetivo da Unioeste que concluíram mestrado ou doutorado no Programa.

O Programa também tem contribuído na formação de profissionais que atuam na administração pública, como Secretários de Educação, Assessores nas Secretarias de Cultura, Supervisores Pedagógicos da Área, em Núcleos Regionais de Educação e no espaço escolar, Direção e Supervisão de Ensino.  De modo que nestes 15 anos de seu desenvolvimento, o Programa dá mostras de sua relevância e alcance educacional, econômico e político para as regiões de abrangência da Unioeste, para o Estado e para todo o país.  

A professora Lourdes enfatiza que a nota 5 representa o reconhecimento do empenho acadêmico, do caráter intelectual e profissional de todos os docentes do Programa envolvidos neste percurso histórico, que atuaram e que atuam na liderança de Núcleos, Grupos e Programas de pesquisa institucionais e interinstitucionais, integrando pós-graduação e graduação.

 Para a coordenadora, a nota 5 é resultado do trabalho coletivo que envolve o corpo docente, discente, coordenação, assistente, estagiários, direção e equipe do Centro de Educação, Comunicação e Artes, Direção do campus de Cascavel, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Pró-reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Administração e Finanças, editora e respectivas equipes, editores científicos de periódicos, técnicos administrativos,  enfim, um coletivo que se empenha nas diversas frentes de atuação que culminam na realização das metas contidas no planejamento do Programa para cada quadriênio.

A coordenadora registra que o compromisso acadêmico assumido pelos alunos no cumprimento qualitativo de suas atividades junto ao Programa é fundamental no conjunto das ações que compõem a avaliação.  A professora registra que no quadriênio, o Programa enviou 5 doutorandos para universidades do exterior para desenvolverem parte de suas pesquisas com bolsa doutorado sanduíche Capes, sendo que 3 destes já retornaram, concluíram a pesquisa no PPGL e foram aprovados em concurso público.

Considerando as metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG/2011-2020) e as demandas internas da Unioeste, a coordenadora explica que há planejamento do Programa com vistas ao desenvolvimento futuro, levando em conta sua inserção regional, nacional e internacional, o que se verifica nos intercâmbios e parcerias acadêmicas atendidas por meio de convênios com diversas universidades nacionais e internacionais, visando, tanto a participação de docentes e discentes estrangeiros no Programa, quanto o movimento de participação de docentes e discentes do PPGL/Unioeste em Programas de excelência em universidades estrangeiras. Para este propósito o Programa tem contato com o indispensável apoio do Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Silvio César Sampaio e sua equipe e do Prof. Dr. Alexandre Almeida Webber, Diretor geral do Campus de Cascavel e equipe, a quem a coordenação do PPGL, em nome dos docentes e discentes agradece.

Por fim, registra a professora, que o resultado desta avaliação coroa os 45 anos do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano da Unioeste, consolidando um histórico bem sucedido de sua verticalização.

Para acessar o mapa de avaliação da CAPES clique aqui.

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