Unioeste participa de ato público em direito das pessoas com deficiência

IMG 20170901 WA0105Nesta quinta-feira (21), o Fórum Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza um ato público em frente à Catedral Metropolitana de Cascavel pelo transcurso do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Programa de Educação Especial (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) integra o Fórum, que é composto pelas Entidades para Pessoas com Deficiência, fundado em dezembro de 1995 e atuando até os dias de hoje.

As Pessoas com Deficiência lutam pelo seu reconhecimento na sociedade, pela garantia de direitos já estabelecidos em legislação e por condições concretas de igualdade, seja no acesso à educação, ao trabalho, ao transporte, aos serviços de saúde, às atividades culturais e de lazer, aos serviços jurídicos.

A equidade baseia-se em uma perspectiva de discriminação positiva, cujo fundamento é assegurar o tratamento diferenciado para que todos possam usufruir igualmente dos direitos; adapta a regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.

Na Unioeste, onde o PEE já atua há 20 anos, a luta tem sido pela permanência de profissionais Tradutores Intérpretes de Libras em atendimentos aos acadêmicos e aos professores surdos, assim como profissionais para o apoio pedagógico. Desde 2002, pessoas surdas têm ingressado na Unioeste e concluído Cursos de Graduação e de Mestrado.

O movimento de pessoas surdas, através de sua entidade Surdovel, participou da audiência pública em defesa da Unioeste, promovida pela frente parlamentar em defesa das universidades públicas estaduais, e apresentou suas reivindicações.

Atualmente, estudam na Unioeste 28 pessoas com deficiência, sendo 20 em Cursos de Graduação, 5 em Mestrado, 2 em Doutorado e 1 no Cursinho Pré Vestibular, nos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo. Em relação às deficiências, são 9 pessoas com surdez, 8 com cegueira e visão reduzida, 7 com deficiência física / tetraplegias, 4 com Transtornos Funcionais Específicos / dislexia. Dentre os professores de Libras, 4 são surdos.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado com profissionais Tradutores Intérpretes de Libras e Transcritores e Ledores que atuam no apoio pedagógico, conforme as necessidades específicas dos acadêmicos, além dos serviços de digitalização dos textos científicos das disciplinas curriculares. Nas aulas, os docentes promovem adaptações curriculares de forma a propiciar condições de aprendizagem e de avaliação adequadas acada necessidade.