Projeto PDA participa de doação de livros para o Rotary Clube de Francisco Beltrão Cango e Amarbem.

aaNesta segunda-feira (18)de setembro, os servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Francisco Beltrão, Andreia Zuchelli Cucchi, João Maria Rodrigues e Marinez da Silva Mazzochin, que compõe a equipe do Projeto PDA - Relação Universidade/Sociedade: práticas para a integração da Universidade junto à comunidade, com ênfase nas instituições de Ensino Médio, marcaram o quarto ano de parceria com Rotary Clube de Francisco Beltrão Cango, com a entrega de aproximadamente 800 livros para o projeto rotariano "De mãos em mãos promovendo a leitura".

O repasse dos exemplares aconteceu nas dependências da universidade no período vespertino. A noite a solenidade na Fundação Rotariana (Furbe) contou com entrega de certificados aos participantes como agradecimento.

Os livros ficam expostos tanto no Terminal Rodoviário da cidade como na Unidade de Saúde do Bairro Padre Ulrico. A ideia é que as pessoas adquiram aqueles que os interessem, leiam e depois devolvam nos pontos em que estão as estantes.

A arrecadação dos livros é feita pela equipe do projeto junto à comunidade acadêmica (docentes, discentes e agentes universitários), sobretudo, com os alunos ingressantes na instituição através dos Trotes Solidários, onde os acadêmicos dos primeiros anos são convidados a participar da atividade doando livros em geral. "Através do trote solidário, eles [a equipe do projeto] arrecadam livros e repassam para gente. No momento, estamos revendo outros locais para disponibilizar os exemplares, mas primeiro vamos fazer a triagem deles", esclarece Eloi Trevisan, Presidente da Entidade. O presidente completa que, só com parcerias como essa com a Unioeste, é possível fazer a arrecadação dos livros. "Ao longo dos anos são mais de 10 mil livros arrecadados e, além disso, nós contamos com doações particulares. Esse ano já tivemos a adoção de uma biblioteca individual com mais de 500 exemplares, o que colabora com o nosso projeto", diz o presidente do Rotary Cango.

Este ano, a equipe do projeto também firmou parceria para doação de material para a Associação Marrecas Bem Estar Menor (Amarbem), por meio da entrega de materiais para biblioteca da entidade que atende crianças e adolescentes carentes de 9 a 16 anos.

A equipe do Projeto PDA - Relação Universidade/Sociedade: práticas para a integração da Universidade junto à comunidade, com ênfase nas instituições de Ensino Médio, é composta pelos seguintes agentes universitário da Unioeste/Campus de Francisco Beltrão: Marinez da Silva Mazzochin (coordenadora), Clonice Rech La Maison, Andréia Zuchelli Cucci, João Maria Rodrigues e Marta Eliane Andreoli.