Professor da Unioeste é o Vencedor do Prêmio Destaque Profissional do CREA-PR

crea

O Professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, docente da Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química, docente do Mestrado em Ciências Ambientais, Docente do Mestrado em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), pesquisador produtividade do CNPq e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) será um dos homenageados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Por meio do Ofício 122/2017 – DRI-759519 o Eng. Agr. Nilson Cardoso, presidente em Exercício do Conselho Regional de Engenharia do Estado do Paraná, comunicou que o prof. Camilo Morejon foi vencedor do Prêmio Destaque Profissional, na categoria Educador Destaque.

A cerimônia de premiação deve acontecer durante a 10º PCQ – Prêmio CREA-PR da Qualidade nas Organizações Profissionais, no Recando Cataratas Thermas Resort & Convention, na cidade de Foz do Iguaçu, nos dias 26 e 27 de outubro

Camilo Morejon é Engenheiro Químico formado pela Universidade Técnica de Oruro-Bolívia, possui mestrado em Engenharia Química e doutorado em Engenharia Mecânica obtido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Na atualidade é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e atua nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química, Mestrado em Ciências Ambientais e Mestrado em Rede Nacional de Inovação (PROFNIT). Como pesquisador Produtividade do CNPq e como extensionista atua na área de inovação tecnológica, com ênfase no empreendedorismo tecnológico, energias alternativas e meio ambiente. Camilo contribui com o desenvolvimento regional sustentável, por meio do planejamento de novos empreendimentos industriais, desenvolvimento de tecnologia ambiental para monitoramento, tratamento e industrialização de resíduos provenientes de diversas fontes e, também por meio da proposição de tecnologias inovadoras para a geração e aproveitamento de energias alternativas. Camilo foi contemplado com vários prêmios regionais, nacionais e internacionais, assim em 2009 foi vencedor do 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia; em 2012 foi o triunfante do prêmio Santander Ciência Inovação na fase regional e nacional.

Outra conquista foi a do PRÊMIO FINEP em 2012 fase regional; neste mesmo ano esteve entre os três finalistas do PRÊMIO FINEP-fase Nacional; em 2016 ele venceu o PRÊMIO EURO INVENT-European Exibition of Creativity and Inovation outorgado na Istanbul International Inventions Fair; no mesmo conquistou a medalha e o diploma no III-INDIA INTERNATIONAL INNOVATION FAIR; para fechar o ano de 2016 também recebeu o PRÊMIO DESTAQUE PROFISSIONAL 2016 concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia-CREA-PR.

Na sua produção, na área de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, prevalecem a geração de produtos tecnológicos, módulos experimentais, protótipos, plantas piloto, patentes e transferências de tecnologia. Como conferencista possui mais de 116 palestras proferidas em eventos científicos nacionais e internacionais. Visando à integração universidade-empresa e a consolidação da inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, desde 2002 até dezembro de 2016 atuou como mentor e gestor junto ao Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste. Na atualidade é Coordenador do Grupo de Pesquisa Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável-GPINOVA.