Cine Università conclui atividades

15058213072b8d8f8bde13ae0d27e94b9b1e58092c

Na noite do dia 11 de agosto o projeto “Cine Università: immigrazione in Italia oggi” exibiu o filme “Terraferma” (2011), último dos quatro exibidos no ciclo.

“Tivemos uma grande participação dos alunos dos diversos cursos de italiano de Cascavel, da graduação de Letras Italiano/Português da Unioeste, dos cursos de italiano nas escolas estaduais (CELEM), do curso de línguas da Unioeste (PEL), do Projeto de Ensino de Italiano para a Terceira Idade (PROLITI), entre outros interessados. Isso nos mostrou como a língua é valorizada na cidade”, afirmou Rosemary Zanette, coordenadora do projeto.

A atividade contou com a exibição dos filmes, discussão sobre o tema da imigração atual, além de recolha de doações para os imigrantes de Cascavel, sobretudo haitianos. “A popularidade do projeto foi maior do que o esperado” afirma o aluno Gabriel Bonatto Roani “isso revela que há tantas pessoas estudando a língua italiana em nossa cidade”. Foram aproximadamente 100 inscrições, com uma média de 40 pessoas frequentando cada dia de exibição. Os monitores do projeto foram os acadêmicos do curso de Letras Italiano/Português: Gabriel Bonatto Roani, Hugo Eliecer Dorado Mendez, Diego do Carmo e a professora mestre Odete da Glória Oliveira Tasca, professora do CELEM e do PEL. Para concluir, a coordenadora pretende continuar oferecendo atividades que reúnam esse público tão variado com o interesse comum que são a língua e a cultura italianas.