Docentes recebem premiação internacional na área de ciências farmacêuticas

LOGOTIPOUNIOESTE copy copy

A empresa internacional EVONIK, com sede na Alemanha, detentora da marca Eudragit®, líder mundial na pesquisa e desenvolvimento de polímeros para liberação controlada de fármacos destinados a aplicações industriais premiou um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM) por um trabalho científico desenvolvido dentro deste tema no ano de 2015.

O Prêmio Anual Internacional EUDRAGIT® AWARD, criado pela Empresa EVONIK, premia estudos científicos destacados, publicados a nível mundial, desenvolvidos por pesquisadores em diferentes continentes (Ásia, China, Europa-Oriente Médio-África, Índia, América do Norte e América do Sul) que usam o referido material polimérico, como alicerce imprescindível ao lançamento de inovações terapêuticas na área industrial farmacêutica.

Este prêmio internacional incentiva à qualidade na formação dos jovens profissionais e estimula a produção de artigos acadêmicos publicados em grandes revistas científicas internacionais da área farmacêutica.

No ano de 2016 um grupo de pesquisadores vinculados a duas Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná (Unioeste e UEM) foi agraciado pela EVONIK com o prêmio EUDRAGIT AWARD 2016, que, além da láurea, também concede de recursos para financiamento de pesquisas na área. O trabalho intitulado Morphological and spectrometric analyzes of the isolated polymer films containing polysaccharides foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa constituído pelos Professores Dr. Élcio José Bunhak (Unioeste/Farmácia/PPGCF), Prof. Dr. Osvaldo Albuquerque Cavalcanti (UEM, Ex-professor PPGCF/Unioeste); Prof. Dr. Leandro Freire dos Santos (Professor Colaborador da UNICENTRO), Dra. Isabela Angeli de Lima (Ex-aluna do Curso de Farmácia Unioeste, Mestre em Ciências Farmacêuticas UEM, Doutora em Química UNICENTRO), Camila Borges dos Reis (Ex-aluna do Curso de Farmácia da Unioeste, Mestranda PPGCF/Unioeste) e Danielle Shaab Boff (Ex-aluna do Curso de Farmácia da Unioeste, Mestranda PPGCF/Unioeste). O grupo realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento de materiais poliméricos destinados à liberação modificada de fármacos.

No próximo dia 26 de outubro de 2017 às 14h no Auditório dos Conselhos Superiores, representantes da Empresa EVONIK estarão na Unioeste para a Cerimônia de Premiação EUDRAGIT AWARD 2016.

A parceira da Empresa EVONIK com a Unioeste já existe há alguns anos como patrocinadora do evento COSIMP (Congresso de Ciências Farmacêuticas do Mercosul e Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Mercosul), promovido pelos cursos de Farmácia e Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Unioeste.

A Empresa é fornecedora de matérias primas a muitas empresas de medicamentos no mundo para a produção e desenvolvimento de medicamentos, e entre elas está a empresa Prati Donaduzzi, também convidada para a Solenidade de Premiação.

Espera-se para a solenidade a presença dos coordenadores, docentes e toda comunidade acadêmica vinculada aos cursos da graduação em Farmácia, Curso de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Residência em Farmácia Industrial e representantes da administração superior da Unioeste.

A Unioeste e a UEM registram o seu agradecimento ao grupo Evonik pela escolha do referido trabalho como merecedor de tão importante láurea internacional. Isso representa um grande estímulo e reconhecimento ao esforço e compromisso do grupo e dos cursos envolvidos nas IES na formação e capacitação técnica de profissionais extremamente qualificados com visão científica e de mercado, gerando publicações acadêmicas de alto nível, projetando não só os pesquisadores e suas instituições, mas também a educação pública do estado do Paraná a nível mundial.

A Solenidade de Premiação terá a seguinte programação:

1. Solenidade de premiação EUDRAGIT Award 2016 (45 min):
  1. Apresentação do trabalho premiado: Morphological and spectrometric analyzes of the isolated polymer films containing polysaccharides (45 min) – Mestranda Camila Borges dos Reis e Prof. Dr. Élcio José Bunhak (Unioeste)
  1. Break (15 min)
  1. Palestra técnica: “EUDRAGIT em matrizes de liberação prolongada” – Dra. Renata Colenci (Evonik) (45 min)
  1. Mesa redonda para discussões (30 min)