Docente da Unioeste é o ganhador do Prêmio Paraná de Ciência e Tecnologia

g 365

O professor Dr. Jandir Ferrera de Lima, docente do Colegiado de Economia, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – mestrado e doutorado, e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo foi premiado no 30º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, categoria pesquisador na área de Ciências Humanas e Sociais. O prêmio outorgado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SETI) do Paraná homenageia os pesquisadores que foram destaque e contribuíram de forma significativa para o avanço da ciência e o ensino superior paranaense, na sua área de atuação.

O professor Jandir Ferrera de Lima foi indicado pelos seus pares no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste-Toledo. A indicação foi homologada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) que elaborou carta de recomendação circunstanciada, por meio do servidor Lindesferson Aman, da Assessoria de Pesquisa da PRPPG. O material também contou com a colaboração do professor Dr. Pery Francisco Assis Shikida, da Assessoria de Relações Internacionais.

A indicação do docente para o 30º Prêmio de Ciência e Tecnologia foi corroborada pelo histórico de pesquisa, produção cientifica e atuação do docente no avanço da ciência regional no Brasil. O Professor Jandir Ferrera de Lima já tinha recebido outros prêmios e homenagens no Brasil e no exterior, tanto que possui livros e textos publicados fora do Brasil. Dentre as premiações e homenagens pode se citar: prêmio de excelência nas Ciências Humanas da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC)/Canadá (2004); prêmio de economista paranaense do ano, pelo CORECON PR (2015); mérito ciência e tecnologia da Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira das Missões (RS), sua terra natal (2016 ); homenagem de docente honorifico da Universidad Técnica Privada Cosmos da Bolívia (2017); e vários prêmios de orientação de monografia e do prêmio BRDE de desenvolvimento em diferentes edições. Em termos de produção bibliográfica, o pesquisador possui mais de 150 artigos publicados em revistas cientificas nacionais e estrangeiras e dois livros publicados na Europa.

Em fevereiro de 2017, o docente completou 20 anos de trabalho junto a Unioeste. E em julho de 2017, o docente participou dos trabalhos do comitê de avaliação dos Programas Stricto Sensu na área de Ciências Sociais Aplicadas na CAPES/MEC. Além do trabalho junto a CAPES/MEC, o docente é avaliador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ), da Fundação Araucária (PR) e de outros organismos de fomento do Brasil e exterior.

A cerimônia de premiação aconteceu ontem (03), no salão nobre do Palácio Iguaçu em Curitiba (PR).

O professor Jandir Ferrera de Lima é doutor (Ph.D.) em desenvolvimento regional pela Université du Québec (Canadá), mestre em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz)/RS. Entre 2012 e 2014, ele foi pró-reitor de planejamento da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).