Central de Notícias

Mateada completa 10 anos no Campus de Cascavel

15052423833a528ff984b91975b39b92f89d321c15 copy

 

O Dia do Gaúcho não passa em branco no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Há 10 anos, acontece a Mateada no Centro de Convivência do Campus, organizada pelo professor Vilmar Malacarne.

Neste ano, o festejo acontece na sexta-feira (15) a partir das 17 horas. A Mateada sempre acontece na última sexta-feira que antecede o dia 20 de setembro, o Dia do Gaúcho. Ela é, atualmente, o maior evento cultural do Campus de Cascavel.
O objetivo é manter viva a tradição gaúcha em uma região colonizada por migrantes sul rio-grandenses. “O Rio Grande do Sul deve ser um dos estados com maior representação cultural no país e muitos de nós somos gaúchos ou descendentes deles. Então, o que se quer é lembrar a tradição gaúcha nesse dia”, explica Malacarne.
Por isso, no dia, além do chimarrão, haverá costela de fogo de chão e carreteiro, pratos típicos gaúchos. A animação fica por conta de um gaiteiro que vai tocar músicas tradicionais do sul.
Embora aconteça dentro da universidade, a Mateada é um evento aberto ao público. Todos os anos, são convidados os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e entidades tradicionalistas de Cascavel. Em média, cerca de 500 pessoas costumam passar pelo Centro de Convivência no dia da Mateada.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.