Mateada completa 10 anos no Campus de Cascavel

15052423833a528ff984b91975b39b92f89d321c15 copy

O Dia do Gaúcho não passa em branco no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Há 10 anos, acontece a Mateada no Centro de Convivência do Campus, organizada pelo professor Vilmar Malacarne.

Neste ano, o festejo acontece na sexta-feira (15) a partir das 17 horas. A Mateada sempre acontece na última sexta-feira que antecede o dia 20 de setembro, o Dia do Gaúcho. Ela é, atualmente, o maior evento cultural do Campus de Cascavel.
O objetivo é manter viva a tradição gaúcha em uma região colonizada por migrantes sul rio-grandenses. “O Rio Grande do Sul deve ser um dos estados com maior representação cultural no país e muitos de nós somos gaúchos ou descendentes deles. Então, o que se quer é lembrar a tradição gaúcha nesse dia”, explica Malacarne.
Por isso, no dia, além do chimarrão, haverá costela de fogo de chão e carreteiro, pratos típicos gaúchos. A animação fica por conta de um gaiteiro que vai tocar músicas tradicionais do sul.
Embora aconteça dentro da universidade, a Mateada é um evento aberto ao público. Todos os anos, são convidados os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e entidades tradicionalistas de Cascavel. Em média, cerca de 500 pessoas costumam passar pelo Centro de Convivência no dia da Mateada.