Unioeste participa do 30º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação

WhatsApp Image 2017 09 11 at 16.27.40

Visando o desenvolvimento institucional, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) se fez presente no 30º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (XXX ForGRAD). A Unioeste foi representada no evento pelo Reitor Paulo Sérgio Wolff, a Pró-Reitora de Graduação Elenita Conegero Pastor Manchope, a Diretora de Assuntos Acadêmicos Marta Lucia Alves Assenza e pelas Assessoras do Reitor Luane Noronha e Laurenice Veloso.

O evento aconteceu de 31 de agosto a 02 de setembro, e contou com palestras, mesas redondas e fóruns. No primeiro dia de evento, após o término das atividades, aconteceu a reunião da Câmara de Ensino da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) que foi presidida pelo reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff.

No segundo dia, o destaque ficou com a Mesa Redonda intitulada “Política Nacional de Graduação”, na qual o reitor da Unioeste fez parte, representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Além de Paulo, a mesa também contou com representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Institutos Federais, e do ForGRAD.

No último dia de evento, aconteceu a Mesa Interfóruns, com o tema “O que nos une ou deve nos unir” onde o ponto principal das apresentações foi o fortalecimento da Graduação a partir da indissociabilidade da tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Foi destacada a necessidade do fortalecimento e da importância da sintonia dos três fóruns, propondo ações conjuntas.

O objetivo do ForGRAD foi reunir os Pró-Reitores de graduação de todas as instituições que desenvolvem o ensino superior no Brasil para troca de conhecimentos, socialização de experiências e a construção de políticas públicas de Educação Superior tendo em vista o desenvolvimento do país. Na edição de 2017 o tema foi Educação Superior Brasileira: Compromissos com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.