Reitor da Unioeste participa de reunião com comitiva belga

WhatsApp Image 2017 09 06 at 11.35.07

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sergio Wolff participou de reunião com a comitiva belga composta pela adida de cooperação científica de Valônia e Bruxelas, Julie Dumont, e o conselheiro econômico-comercial para as regiões de Valônia e Bruxelas, André Villers.

Na segunda-feira (04), a comitiva conheceu o sistema estadual de ensino superior do Paraná, composto por sete universidades. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em exercício, Décio Sperandio, destacou a importância de ampliar parcerias para o desenvolvimento de pesquisa científica e o avanço da mobilidade internacional entre cientistas brasileiros e belgas. “Cerca de 90% do corpo docente das universidades estaduais é composto por mestres e doutores. A possibilidade de intercâmbio de pesquisadores dos dois países irá contribuir para a inovação em diferentes áreas do conhecimento”, afirmou Sperandio.

O embaixador Loncke ressaltou a importância do crescimento da relação entre os dois países na área científica e econômica. Ele disse que a relação diplomática entre o Reino da Bélgica e o Paraná está evoluindo e passa para uma relação científica de cooperação acadêmica. “Isso dignifica a relação entre os dois países e promove uma troca cultural”, afirmou.

WhatsApp Image 2017 09 06 at 11.35.00

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, destacou que a internacionalização das pesquisas é o grande desafio do momento. Segundo ele, a fundação apoia iniciativas de universidades, institutos de pesquisas e empresas do Paraná que desenvolvem pesquisas, com o objetivo de disseminar o conhecimento. “Queremos avançar no processo de internacionalização para a troca de experiências e avanço da inovação”, ressaltou.

Também participaram da reunião o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Aldo Bona.