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Curso de Fisioterapia obtém conceito 5 no ENADE

 

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O curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) obteve na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) o conceito 5, nível mais alto que um curso pode alcançar. O exame que é feito a cada 3 anos por área de conhecimento, foi realizado no ano de 2016 pelos alunos que estavam concluindo o curso de Fisioterapia naquele ano.

Segundo a coordenadora de Fisioterapia, Professora Cristina Diamante, o conceito 5 tem participação de todos os envolvidos no curso. “O conceito 5 no ENADE foi um reconhecimento muito grande em relação a tudo que a gente faz e já fez em todos esses anos de andamento do curso. E o crédito disso vai para os professores, os alunos, a direção, e as coordenações que temos. Um conceito 5 envolve muita coisa, como pesquisa, extensão, jornadas, eventos científicos, então não dá para você falar foi isso ou aquilo, por que na realidade todo esse conjunto foi avaliado, refletindo assim na ótima nota que tivemos”.

Dentre os cursos avaliados da Unioeste, o único conceito 5 ficou com Fisioterapia, como mostra a tabela abaixo:

Curso

CAMPUS

CONCEITO

IDD*

Enfermagem

Cascavel

4

3

Farmácia

Cascavel

4

3

Fisioterapia

Cascavel

5

3

Medicina

Cascavel

4

4

Odontologia

Cascavel

4

3

Enfermagem

Foz do Iguaçu

3

3

Medicina

Francisco Beltrão

SC**

SC**

Nutrição

Francisco Beltrão

SC**

SC**

Serviço Social

Francisco Beltrão

SC**

SC**

Agronomia

Marechal Cândido Rondon

3

2

Educação Física

Marechal Cândido Rondon

4

3

Zootecnia

Marechal Cândido Rondon

3

4

Serviço Social

Toledo

3

2

*IDD (Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado)
**SC(Os cursos de Francisco Beltrão ficaram Sem Conceito em decorrência de NÃO terem concluintes participando desta edição do Exame.)

Sobre o ENADE
 
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

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