Acadêmica de Marechal ganha bolsa de estudos na Alemanha

foto

A acadêmica Tatiane Horst do curso de Letras Português-Alemão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Marechal Cândido Rondon, foi escolhida pelo instituto Goethe de Curitiba para ter uma bolsa de estudos em Munique-Alemanha.

O instituto, que mantém parceria com o curso de Letras/Alemão geralmente vem selecionando acadêmicas ou docentes da Unioeste para aprimorarem seus conhecimentos sobre a língua e cultura alemã no exterior.

Em julho de 2017, a prof. ª de Língua Alemã do curso de Letras, Elisângela Redel, foi contemplada com bolsa para participação em seminário na Áustria, voltado à diversidade linguística e cultural dos países de língua alemã.

Tatiane, que também já atua como professora de Língua Alemã no projeto de extensão “Sprechen Sie Deutsch? – Curso de alemão para a comunidade”, coordenado pela prof. ª Elisângela Redel e vinculado ao Programa de Línguas – (PROL), campus de Marechal, comenta “venho há três anos tentando receber uma bolsa de estudos e este ano fui contemplada pelo Instituto Goethe de Curitiba e estudarei alemão em Munique durante todo o mês de janeiro de 2018. Será gratificante aprender ainda mais sobre esse idioma e, assim, oferecer ensino de qualidade aos meus alunos do PROL, podendo relatar a eles as experiências vividas por mim no país, bem como mostrar as vantagens de se aprender a língua alemã na atualidade”.

Bolsas de estudo como esta valorizam a necessidade de formação continuada e de qualidade do professor de línguas estrangeiras, o que deve acontecer, preferencialmente, no exterior em contato direto com a cultura e língua-alvo. Nesse sentido, a acadêmica relata "Aprendemos na graduação que a formação do professor de línguas não pode terminar com a colação de grau, mas deve ser continuada sendo compromisso do professor estar em constante aperfeiçoamento. O professor de línguas, em especial, tem um objeto de estudo que não é estanque: a língua está em constante transformação”.

Por fim, deve ser também mencionado o quão positivo o intercâmbio acadêmico é para a internacionalização e visibilidade da universidade, por meio do contato de seus docentes e estudantes com outras culturas e instituições.